A secretária de Educação de Paranavaí, Aparecida Gonçalves, afirmou que não é preciso formar filas de espera na frente das escolas, para matricular as crianças. “Temos vagas para todo mundo”, garantiu.
É que na noite de domingo (27), dezenas de pais e mães foram até algumas escolas de Paranavaí, esperando o início das matrículas para o jardim dois, realizadas ontem.
Aparecida disse que os atendimentos nas escolas municipais são feitos por ordem de chegada. Como muitas pessoas querem escolher estabelecimento e horário para as crianças, acabam se antecipando.
A prática é comum em Paranavaí, principalmente nos centros de educação infantil, que ainda têm déficit de vagas. No entanto, não é necessária para as escolas do ensino básico.
De acordo com a secretária de Educação, a preferência é por escolas de tempo integral. Por isso, mesmo que um desses estabelecimentos seja longe de casa, pais e mães se deslocam até lá para fazer a matrícula.
Mesmo assim, o ideal é que procurem escolas mais próximas, para que não haja problemas de deslocamento. Vale lembrar que o estudante que mora a mais de 1.500 metros tem direito a transporte gratuito.
Aparecida falou sobre a situação da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, no Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti. Se as vagas abertas no estabelecimento não forem suficientes, novas turmas serão formadas.
CRONOGRAMA – As matrículas seguem pelos próximos dias. Hoje ainda são destinadas às crianças que ingressarão no jardim dois. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, será a vez do primeiro ano. No dia 2 de dezembro, segundo ano. No dia 5, terceiro ano. No dia 6, quarto ano. E no dia 7, quinto ano.
As pretensões de matrículas para os centros de educação infantil estão programadas para as seguintes datas: 1º e 2 de dezembro, berçários um e dois; 5 de dezembro, maternais um e dois; e 6 de dezembro, jardins um e dois.
Fonte: Jornal Diário do Noroeste
