Em Paranavaí-UBS Centro é ponto de referência exclusivo para atendimento de casos suspeitos de Covid-19

A partir desta quinta-feira, dia 19 de março, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro fará atendimentos exclusivos para casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Os pacientes referenciados na UBS Centro, que precisarem de atendimento de atenção primária, a partir de agora deverão procurar a UBS Zona Leste, onde a equipe do Estratégia Saúde da Família (ESF) estará alocada. 

 

As outras 16 Unidades Básicas de Saúde seguirão funcionando normalmente com os atendimentos básicos e de dengue. Os programas especiais como Dia do Idoso, Dia do Hipertenso e etc, estão cancelados.

 

“Estamos nos preparando para receber casos de todos os tipos. Queremos garantir que os pacientes suspeitos de coronavírus tenham o mínimo de contato com outras pessoas, dessa forma a transmissão tende a ser menor. Se for necessário, vamos deixar outras unidades de saúde exclusivas para o atendimento do Covid-19, mas por enquanto será apenas a UBS do Centro”, explica a secretária de Saúde, Andreia Vilar.

 

Ainda segundo a secretária, quem puder deve evitar aglomerações, pois a transmissibilidade da doença é rápida e fácil. “Nossa recomendação é que as pessoas evitem aglomerações e só procurem a UBS Centro caso apresentem os sintomas da doença. Nenhuma cidade do Brasil está preparada para uma crise dos níveis que aconteceram nos outros países, por isso, temos que ter cuidado redobrado nesse momento. A Itália tem melhor capacidade de atendimento e está em uma situação catastrófica. Não podemos vacilar e nem subestimar o que está acontecendo”, afirmou Andreia.

 

Sobre a doença – O coronavírus pode causar infecção respiratória bem como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A doença causada pelo novo coronavírus foi batizada de Covid-19 e descoberta no final de 2019. O primeiro país a ter um caso registrado foi a China.

 

A doença pode ser transmitida pelo ar (vias respiratórias), por contato físico (beijo, abraço ou aperto de mão) ou contato com superfícies contaminadas (celulares, maçanetas, teclas, apoios de transporte público e etc). Os sintomas mais comuns a serem apresentados são: tosse, febre (acima de 37º), dores no corpo e nos casos mais graves insuficiência renal e dificuldade respiratória.

 

A melhor maneira de se prevenir é manter as mãos e as superfícies sempre higienizadas. Outra maneira importante de evitar a doença é não tocar os olhos, nariz e boca. Pessoas que já tiveram outras doenças podem apresentar casos mais graves se contraírem o novo coronavírus. O uso de máscaras é recomendado apenas para pacientes que tiveram o exame de Covid-19 confirmado ou para quem está em contato com alguém com sintomas de gripe.

 

A recomendação é que as pessoas que tiverem febre, dor no corpo e diarreia fiquem em casa. Esses sintomas podem ser controlados com paracetamol e dipirona. Os cidadãos só devem procurar o hospital em caso de febre persistente e dificuldades respiratórias. 

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

 

Publicidade

Leave a Reply