EM MIRADOR INTERNET GRATUITA TEM RESULTADOS POSITIVOS, VEJA OS DETALHES.

Uma iniciativa da Administração Municipal de Mirador tem garantido resultados positivos. Na manhã de ontem (12), o gestor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Mirador, André Issao Kamitani, apresentou a iniciativa para integrantes do Conselho Consultivo do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), em reunião realizada em Paranavaí.

12239466_884056038380518_6650533887318642022_n
Tudo começou com a implantação de um sistema de distribuição de sinal de internet para diferentes setores da Administração Municipal. A quantidade disponível era maior do que a necessária, por isso, a ideia foi distribuir o excedente entre os aproximadamente 2.300 habitantes da cidade.
Para isso, algumas regras foram criadas. Entre os critérios, exigiram que o titular da linha de internet tivesse mais do que 18 anos, residisse em Mirador, apresentasse título de eleitor, não possuísse débitos municipais, emplacasse o veículo na cidade e mantivesse filhos na escola.


A implantação do sistema de distribuição gratuita do sinal começou em 2007. Depois de resolvidos todos os trâmites legais para o funcionamento do sistema, os moradores começaram a ter acesso à internet. Assim, cumprindo os requisitos necessários, contribuíram para aumentar a arrecadação de tributos.
Kamitani informou que de 2008 a 2012, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) teve acréscimos constantes. Em 2013 e 2014, houve redução na arrecadação, mas algumas mudanças no projeto de distribuição de internet gratuita estão garantindo a retomada dos pagamentos já em 2015.
Para se ter uma ideia, em 2007 o pagamento do IPTU representava algo em torno de 30% de todo o valor lançado pela Administração Municipal. Em 2012, o percentual já era maior do que o dobro: 78%.
O número de veículo emplacados em Mirador também cresceu, bem como a quantidade de motoristas em dia com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), lembrando que 50% do valor do tributo é destinado à Administração Municipal e a outra metade ao Governo Estadual.


Outra vantagem que o sistema de internet garantiu à Prefeitura de Mirador foi a mudança na rede de telefonia, que possibilitou uma grande economia. Basta comparar os gastos de 2010, aproximadamente R$ 68 mil, aos de 2014, perto de 31 mil. Novos investimentos serão feitos, para que o valor da fatura caia para algo em torno de R$ 18 mil.
De acordo com o gestor de TI da Prefeitura de Mirador, os benefícios do projeto também foram percebidos no item geração de empregos. É que a Administração Municipal não dispunha de equipe para instalar os equipamentos de recepção do sinal da internet em residências e empresas. Assim, alguns profissionais da área passaram a prestar o serviço para a população.
Foto/ Robson Fracarolli

Leave a Reply