É possível incluir sustentabilidade na reutilização de garrafas. (Foto reprodução)

É fã de vinho? Decore sua cozinha com o tema

Da redação:

Considerada uma das bebidas mais elegantes, o vinho saiu da mesa e agora está ocupando paredes e virou objeto de decoração. Um dos artigos mais utilizados é o quadro de rolhas, rústico, mas muito charmoso.

 

É possível encontrar quadros e objetos já prontos em lojas de decoração, mas se você gosta de colocar a mão na massa, pode exercitar a criatividade personalizando objetos já existentes no seu ambiente.

 

Uma boa dica é guardar uma quantidade de garrafas e rolhas que seriam jogadas fora. Com esse material, você pode compor qualquer coisa que sua imaginação mandar. Abaixo, algumas inspirações para quem busca inovar.

 

Paredão

Para quem tem espaços inutilizados como o vão embaixo de escadas, cantos ou armários vazios, uma opção é reunir garrafas, que não precisam ser de tons semelhantes, e construir, com elas, uma parede.

 

Ela exige uma estrutura para sustentar as garrafas, mas é simples de realizar. Em locais com bastante iluminação, ela cria feixes de luz coloridos que devolvem função ao espaço antes esquecido.

 

Esse tipo de decoração cai muito bem em halls de entrada, salas e pequenas cantoneiras na cozinha.

 

Em uma aplicação mais moderna e urbana, os rótulos também podem ser usados como lambes. Utilizando receita de cola caseira, você pode criar um painel cool e sofisticado ao mesmo tempo, exibindo todo seu amor e conhecimento pelos seus rótulos favoritos.

 

Iluminação

Quer causar uma impressão diferenciada durante um jantar especial? Utilize garrafas cortadas em volta das lâmpadas. Você pode usar garrafas sem cor, bem sutil, ou usar garrafas coloridas, causando um maior impacto visual.

Com as festas de fim de ano se aproximando, usar as luzes dentro das garrafas em pequenos pontos dá um tom de modernidade e despreocupação, sem perder a elegância.

 

Em ocasiões mais formais, as taças e as garrafas podem servir de castiçais para velas, que podem ser aromatizadas.

 

À moda antiga

As rolhas eram muito usadas em tempos antigos devido à sua versatilidade. Elas podem ser usadas inteiras, ou combinadas, criando novos formatos.

           

Em eventos, elas ficam discretas segurando cartões de mesa com nomes de convidados, nomes dos pratos, ou mensagens de boas-vindas. Tirando seu miolo, elas viram ótimos envoltos de guardanapos, que podem ser combinados com fitas e elásticos.

           

Que tal criar um ambiente bastante verde, colorido e romântico? Utilizar garrafas pintadas em tons de cobre, ou nas cores originais — geralmente verde e transparente — é uma maneira bem prática de enfeitar não só a mesa, mas diversos ambientes.

 

Algumas ferramentas podem ser usadas para dar formatos diferentes às garrafas, que podem ser usadas deitadas, em diagonal, empilhadas, etc. Tudo depende da sua criatividade.

 

Com flores sintéticas, vale encher um recipiente com as rolhas de madeira, deixando as flores no topo. Esse tipo de enfeite cabe no dia a dia e em ocasiões específicas.

 

Lembra do quadro de rolhas? Esse formato pode servir também de apoio de pratos, dando altura, cor e elegância à mesa. Elas podem ainda ser combinadas formando frases e palavras de acordo com o tema da festa.

 

Mobiliário

Feitas de madeiras prensadas, as rolhas são mais resistentes do que se imagina. Com várias delas é possível criar assentos de bancos, encostos de cadeira, tampos de mesa, portas para armários e o que mais sua criatividade mandar.

 

Aqui, provavelmente, um marceneiro será de grande ajuda, mas existem algumas lojas especializadas em materiais rústicos que já disponibilizam esses materiais prontos para aplicação.

Ainda com as rolhas, é possível criar apoios de parede para suas taças favoritas, criando um ambiente especial para sua bebida favorita.

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*