Duplicação da BR 376 de Paranavaí ao Mato Grosso do Sul- Sociedade Civil promove encontro com Superintendente do DER – Dep Nishimori e Engenheiros da UEM

Aconteceu na sede do DER em Maringá, dia 08, a reunião marcada pelo Prefeito e Pres. da Comafen Fran Boni de Santa Cruz do Monte Castelo com o Superintendente do DER-Noroeste Eng. Octávio Rocha, com a expressiva presença do Dep Federal Nishimori para mais uma etapa dos estudos da Duplicação da BR-376 de Paranavaí até Porto São José ligando por uma ponte sobre o Rio Paraná o Mato Grosso do Sul até a cidade de Taquarussu, a redução é de mais de 100km até Dourados e Campo Grande, o que traduz em economia.

Na pauta o pedido efetuado pela EPL-Empresa de Planejamento e Logística do Governo Federal, através do Ofício nº 22/2020/GAB-EPL/PRE-EPL assinado pelo Pres. Arthur de Lima, para que a Sociedade Civil providencie “o estudo de capacidade da rodovia, desenvolvido com base na metodologia do manual de capacidade HCM objetivando a sua ampliação de faixas necessárias”, cujo trabalho terá apoio do DER através dos Engenheiros Carlos Guilherme e Darlan Santana, mas desenvolvido pelo competente Curso de Engenharia Civil da UEM-Universidade Estadual de Mgá, escalado pelo Reitor Julio Damasceno os Doutores Paulo Fernando, Thiago Neri, Jesner Idelfonso. A EPL é que esta realizando o planejamento das Novas Concessões visto que em 2021 os Contratos dos Pedágios se encerram, daí a população espera que as tarifas sejam reduzidas em no mínimo 70% do atual valor.
O Deputado Federal Nishimori disse que a “Duplicação da BR 376 seria a maior obra do Estado que uniria os dois irmãos Paraná e Mato Grosso do Sul para reduzir a distancia entre estes e com isso escoar até o Porto de Paranaguá a safra de grãos, tornando-se o maior do Brasil, bem como um grande incremento enorme do Turismo”. A Sociedade Civil representada pelos coordenadores Ivo Pierin Jr. Demerval Silvestre e Edilson Avelar, saíram satisfeitos da reunião muito produtiva, de tão importante o tema que no mesmo instante o Dep Nishimori marcou para a próxima 2ª feira uma Vídeo Conferência com o Presidente da EPL, DER, UEM e Sociedade Civil para demais tratativas.

Por Edilson Avelar/Ivo Pierin Junior/Dante Ramos Jr e Demerval Silvestre – Coordenadores da Sociedade Civil Organizada de Paranavaí e região do Extremo Noroeste. 99974-5333 3045.4082

Leave a Reply