Ganhando cada vez mais adeptos no mundo, prática esportiva tem aproximado cães e donos e concede importantes benefícios à saúde.

Conheça o canicross, esporte em que humano e cachorro competem juntos

Da redação: 

Para os praticantes de esportes e para quem deseja ter uma vida mais atlética, passar o tempo ao lado de seu cão pode ir muito além dos passeios ao parque ou pela vizinhança. Os mais aventureiros podem adotar o canicross, modalidade que tem virado tendência no Brasil nos últimos anos e tem reforçado os laços entre cães e donos.

 

Para começar a prática esportiva, o companheiro canino deve ter as características físicas ideias, uma vez que ela exige uma disposição e um fôlego acima do normal para o cão. Mas, esse esporte não requer pedigree: qualquer cão pode participar de campeonatos, desde que tenha, ao menos, um ano.

O que é?

Mas, afinal, o que é o canicross? A atividade é descrita como uma corrida cross country acompanhada do cão. Ela acontece em terrenos irregulares ou trilhas, com uma corda elástica conectando o cinto do humano ao colete de tração do cachorro — o que diminui, para ambos, o choque da corrida.

 

Originária da Europa, a atividade era voltada ao treinamento de cães de trenó. Uma vez que se percebeu que a prática poderia proporcionar benefícios para a saúde do proprietário e do cachorro, ela se tornou “o canicross”, e começou a ganhar mais adeptos ao redor do mundo.

Quem pode praticar?

O esporte pode ser praticado por qualquer um, desde que se esteja apto para o estilo desse exercício. É imprescindível que, antes do dono começar a correr com o cão por aí, ambos passem por exames médicos que assegurem que tudo está em ordem.

 

Para a disputa de campeonatos, não existe idade máxima ou mínima obrigatória. No caso dos cãezinhos, eles já podem disputar com 1 ano de idade. E quanto ao limite de idade, quem vai julgar se ele pode ou não continuar participando dessa atividade é o médico-veterinário.

Benefícios

Fazer exercícios como o canicross ajuda a controlar o peso e combater a obesidade — tanto do cão quanto do dono. A corrida também ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, e, além de melhorar a resistência, regula a frequência cardíaca, a respiração, fortalece os ossos, as articulações e os músculos.

Raças mais indicadas para o canicross

Apesar de a prática ser livre para todos os tipos de cães, existem algumas raças mais indicadas para exercê-la. Cães como o buldogue, boston terrier, pugs e boxer, por exemplo, apresentam dificuldades respiratórias características e têm mais dificuldade em realizar exercícios como esse.

Pastor Belga

Criado para ser um cão de pastoreio, o pastor belga é um cão inteligente, de bom temperamento e uma musculatura propícia para a prática esportiva. Tanto que, ele é utilizado pelas forças policiais, ajudando no rastreamento de suspeitos, perseguições e resgates. Mas, é necessário que ele seja treinado e socializado antes de começar a prática.

Airedale Terrier

Obediente, de personalidade dócil e inteligente. Essas são algumas características do airedale terrier, uma raça de cão que, a princípio, não aparenta ser do tipo corredor. Porém, ela apresenta uma musculatura muito desenvolvida, o que a torna uma das raças mais fortes.

 

Como seu corpo é resistente e ativo, recomenda-se a prática esportiva e de competição com ele, somado a sua facilidade de obedecer comandos. Para cuidar dele, o dono deve estar atento aos ouvidos, que devem ser limpos periodicamente, para evitar infecções. É preciso que se faça escovação diária em sua pelagem, para evitar nós.

Border Collie

Este, é outro cão de natureza pastoreia, assim como o pastor belga, o que lhe confere características naturais para praticar esportes. Muito enérgico, ele se caracteriza por ser atlético, rápido, forte e ágil. E sua grande inteligência torna mais fácil a obediência ao dono — o que é bom nos momentos de competição.

Labrador Retriever

Companheiro e com um gosto natural de se exercitar ao lado do dono, o labrador retriever é outra opção para quem procura praticar o canicross. Seus atributos físicos foram desenvolvidos, originalmente, para que ele fosse utilizado na caça. Características que, agora, o ajudam a manter o pique durante a corrida.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*