Hoje em dia, é difícil imaginar um computador em casa sem acesso à rede via WiFi, pois a maioria das pessoas já prefere o uso de notebooks pela comodidade e praticidade. Outro fator importante são os smartphones: quem utiliza esses aparelhos sabe que não é possível confiar nas redes 3G o tempo todo, e a primeira oportunidade de pular para o WiFi é sempre bem-vinda.
O problema é que algumas vezes esse tipo de conexão pode apresentar problemas, seja por interferências de outros equipamentos, pelo mau posicionamento do roteador ou até mesmo pela baixa qualidade do aparelho. A seguir, vamos conhecer 10 dicas muito boas para resolver de vez todos os problemas que você possa ter com o WiFi.
Mantenha seus equipamentos atualizados
Assim como todos os equipamentos eletrônicos e tecnologias, o WiFi está em constante evolução, portanto, sempre que puder, você deve atualizar os seus aparelhos para garantir sempre mais velocidade e confiabilidade na transmissão de dados.
Existem vários padrões IEEE 802.11 para redes sem fio atualmente, como A, B, G, N e AC. Enquanto o padrão B transfere os dados com até 11 Mbps de velocidade, os padrões A e G conseguem transmitir informações em até 54 Mbps. O formato N consegue enviar e receber dados em até 600 Mbps, e o AC chegaria ao 1 Gbps.
Livre-se de aparelhos que causam interferência
Além de outros roteadores próximos, existem diversos outros equipamentos que podem causar interferência em sua rede. Telefones sem fio e fornos de micro-ondas estão entre os principais responsáveis por isso. Vale lembrar que até mesmo a construção dos banheiros pode ser um obstáculo.
Para evitar esse problema, você pode adquirir aparelhos de telefone ou roteadores com frequências diferentes. Caso instalar novos equipamentos não seja uma opção, simplesmente posicioná-los longe um do outro pode resolver os problemas na maioria dos casos.
Aumente a segurança de sua rede e se livre dos ladrões de sinais
Mesmo que o seu roteador já tenha uma senha cadastrada, pode ser que ela seja muito simples e algum vizinho oportunista esteja roubando o sinal de sua rede, deixando-a lenta. A melhor maneira de evitar que esse tipo de coisa aconteça é escolher um padrão de segurança mais avançado, como o WPA.
A senha deve ser difícil, sempre misturando letras e números. Assim como todos os códigos de segurança, você deve mudá-lo frequentemente. Para evitar que outras pessoas identifiquem a sua rede e possam tentar “adivinhar” a senha, evite usar nomes que indiquem de onde é o sinal, como “WiFi do fulano”.
Programe o seu roteador para que ele reinicie esporadicamente
Muitas vezes o roteador pode travar por causa do aquecimento. Para restaurar a “sanidade” do equipamento, você pode reiniciá-lo de tempos em tempos manualmente. Isso é outra vantagem de nosso amigo DD-WRT. Com ele, você pode mandar seu roteador reiniciar todas as noites, por exemplo. Isso é muito prático se ele ficar em um local de difícil acesso.
Controle aplicativos que sequestram toda a banda
Programas de download, como BitTorrent, jogos online ou streaming de vídeo, podem comprometer muito o sinal de sua rede WiFi. Se em sua casa várias pessoas compartilham a mesma rede, é possível que uma máquina esteja consumindo a maior parte da banda e limitando o uso para os outros computadores.
Para resolver esse problema, você pode utilizar uma ferramenta presente em quase todos os roteadores WiFi, que é o QoS (Quality of Service ou simplesmente Qualidade de Serviço). O que o QoS faz é priorizar a transferência dos dados por protocolos, ou seja, você pode colocar chamadas em vídeo na frente do Torrent ou, se você quiser, pode bloquear completamente algum programa.
(Fonte: TecMundo / Imagens: Reprodução)