Clássica, a calça pantalona vai bem do escritório ao happy hour. (foto reprodução)

Como montar um look versátil para curtir a balada depois do trabalho

Da redação:

O ritmo de vida acelerado das grandes cidades e a necessidade de conciliar vida pessoal e trabalho são desafios que impõem não só gestão do tempo, mas também do guarda-roupa.

 

Não é sempre que é possível passar em casa e se trocar antes daquele happy hour ou coquetel de última hora. Para isso, algumas peças são essenciais para construir um look versátil e elegante ao mesmo tempo.

 

História da peça

 

A calça pantalona é uma das peças-chave para isso. Seu primeiro uso registrado foi feito por ninguém menos que Coco Chanel. A estilista foi uma das primeiras mulheres a usar calça comprida, uma exclusividade masculina até meados da década 40.

 

O corte mais largo e leve que o normal fez com que a peça fosse empregada como saída de praia já na década de 30. Dez anos depois, em plena Segunda Guerra Mundial, a calça pantalona se popularizou entre as operárias, graças à sua leveza e à modelagem ampla, que permitiam conforto e mobilidade ao mesmo tempo, e, além disso, não marcava o corpo das trabalhadoras.

 

Desde então, a peça já passou por diversas reinvenções, consolidando-se como uma peça clássica em qualquer guarda-roupa. Além de valorizar quase todo o tipo de silhueta, a calça pantalona tem uso versátil, sendo adequada tanto em ocasiões do dia-a-dia quanto em festas e eventos noturnos. Em outras palavras, é um look que, dependendo da combinação, cabe tanto para o trabalho quanto para eventos sociais inesperados.

 

Combinações ideais

 

Entre os looks possíveis, a pantalona cai bem com blusas mais justas ou de frente única, que contrastam o aspecto mais largo da calça. Com tudo, para isso, é preciso tomar cuidado para não deixar largura e altura da blusa ultrapassarem a da calça, o que prejudicaria a composição do look.

 

Casacos mais acinturados também ajudam a contrapor o aspecto mais folgado da calça pantalona, conferindo um aspecto mais elegante ao look.

 

Para ambientes mais formais é preciso controlar a ousadia quando o assunto é cores e estampas. As peças mais sóbrias, de cores neutras, são as mais recomendadas para situações em que o código de vestimenta é mais rígido.

 

Também é preciso ter atenção com o comprimento da calça. Números muito grandes ou barras muito longas podem comprometer o look, dando a impressão de uma estatura aparentemente menor.

 

Acessórios e sobreposições

 

Em relação aos acessórios, o segredo é abusar de colares e brincos avantajados. Nesse caso, argolas são muito bem-vindas, bem como as pulseiras, mas tendo cuidado para não abusar.

 

Sapatos mais altos, do mesmo tom da calça, também são uma ótima opção para quem precisa alongar a silhueta. Além disso, embora muitos estilistas defendam o uso da calça pantalona com saltos mais grossos, a peça cai bem com aquele salto fino que serve tanto para o escritório quanto para a balada.

 

Outra dica para garantir o sucesso do look dentro e fora do trabalho é a camisa. A peça pode ser combinada com a calça pantalona durante o dia, usada por dentro da calça, e ganhar ares mais informais dando um nó na sua base. O importante é não deixar a camisa ficar abaixo da cintura, como já foi dito.

 

Blazers também vão bem com a pantalona e podem compor com a mesma estampa ou cor da calça, desde que não haja sobreposição excessiva de estampas. Ou seja, a peça por baixo do blazer precisa ter cores neutras quando o casaco foi estampado ou vice e versa.

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*