Você já conheceu alguém que mantém uma dieta equilibrada e uma vida ativa, mas não consegue perder peso?
Isso pode ser culpa de um metabolismo lento.
Mas apesar da condição ser indesejável e comprometer o emagrecimento, é possível contar com estratégias eficientes para acabar com o metabolismo lento.
Pronta para saber mais sobre o assunto? Siga a leitura na íntegra!
Mas afinal, o que é metabolismo?
É comum ouvir pessoas reclamarem que seu metabolismo está lento e isso prejudica todo o processo de emagrecimento. Mas nem todas entendem o que significa metabolismo e muito menos sua influência sobre o corpo – e não somente para a perda de peso.
O metabolismo se trata de um conjunto complexo de reações químicas que ocorrem em nosso organismo, fazendo com que o corpo funcione de maneira adequada.
Devido a isso, ele acaba sendo um fator chave quando o assunto se refere a engordar ou emagrecer.
Isso acontece porque o nosso balanço energético determina a quantidade extra de calorias que não foram aproveitadas no decorrer do dia – e que serão armazenadas na forma de gordura.
Assim, quando temos um metabolismo ativo, acabamos aproveitando melhor a energia e prevenindo os temidos acúmulos.
Em contrapartida, se o metabolismo é lento, apresentamos dificuldades para a ocorrência de reações químicas e sofremos para perder peso.
Quais são as causas de um metabolismo lento?
Nosso metabolismo é influenciado por uma série de fatores, como:
- Sexo;
- Idade;
- Peso;
- Genética;
- Alterações hormonais;
- Problemas de saúde.
Todas essas influências são consideradas naturais. O grande problema é que a maior causa de problemas metabólicos em indivíduos saudáveis vem sendo o estilo de vida – principalmente a dieta e o sedentarismo.
Assim, nossos hábitos são altamente responsáveis pela maneira que se processam nossas reações metabólicas.
Geralmente, uma dieta não saudável e desregulada é capaz de deixar o metabolismo bastante lento.
Isso ocorre porque tais alimentos não estimulam o gasto calórico e ainda aumentam os picos de glicose na corrente sanguínea.
Para piorar ainda mais a situação, os níveis de insulina aumentam e o acúmulo de gorduras é estimulado, prejudicando totalmente os quilinhos marcados na balança.
Sinais de que seu metabolismo está lento
Para se livrar do problema, primeiro você precisa saber se o seu metabolismo é lento. Confira os sinais que alertam para a situação:
- Você ganha peso com facilidade
Como o metabolismo não está acelerado e o acúmulo de gorduras é facilitado, o ganho de peso se torna extremamente fácil – e o emagrecimento é mais difícil ainda!
- As celulites não param de surgir
Quando as odiadas celulites costumam surgir em novos locais, o corpo pode não estar trabalhando de maneira adequada para vencer as inflamações – com suas reações bastante prejudicadas.
- A vontade de comer doces é enorme
O metabolismo lento desregula todo o fornecimento de açúcar para o corpo, assim, sentimos vontade de comer doce para compensar as taxas energéticas – principalmente no período da tarde, que demanda maiores quantidades de energia para a realização de todas as funções corporais.
- Seus cabelos estão caindo bastante
A queda excessiva de cabelos está muito relacionada com nosso metabolismo e pode indicar a falta de compensação de hormônios importantes. Fique de olho nisso!
- As gordurinhas estão se acumulando em novos locais
As temidas gorduras localizadas (principalmente em novos locais) são sinais fortes de que pode estar acontecendo algo errado com seu metabolismo e que o corpo não está dando conta dos processos energéticos naturais.
- É difícil emagrecer
Se estiver complicado emagrecer mesmo focando em atividades físicas e em uma alimentação mais equilibrada, isso pode ser sinal de metabolismo lento.
Como as reações não estão orquestradas, fica extremamente difícil queimar as gorduras no dia a dia – imagine aquelas que estão acumuladas!
Como acabar com o metabolismo lento?
Mas como se livrar desse problema? Dê uma olhadinha nas dicas que preparamos:
- Tenha uma alimentação mais equilibrada
A mudança na alimentação é um dos primeiros passos para vencer o metabolismo lento.
Foque em um cardápio balanceado e opte por versões mais saudáveis, evitando comidas industrializadas, com excesso de sal e açúcar e também frituras.
Se você tiver dúvidas sobre nutrição e sua condição de saúde, procure sempre orientação do médico.
- Capriche nas fibras
O consumo de fibras é excelente para minimizar a liberação extrema de glicose, controlando os níveis de insulina.
Além disso, elas promovem o controle da saciedade e fazem com que a ingestão de calorias seja diminuída de maneira natural.
- Opte por incluir alimentos termogênicos em sua dieta
O consumo de alimentos termogênicos é uma ótima forma de acelerar o metabolismo e promover a queima das gordurinhas – com melhor aproveitamento energético.
Os alimentos termogênicos queridinhos são:
- Pimenta;
- Gengibre;
- Canela;
- Café;
- Chocolate amargo;
- Chá verde ou de hibisco.
- Pratique atividades físicas
Os exercícios físicos são promotores de excelentes taxas metabólicas – isso porque os músculos queimam altas taxas de energia para funcionar.
Assim, você pode caprichar nos famosos HIIT (de intensidades intervaladas), que prometem queimar as gordurinhas horas depois do treino.
A musculação e os aeróbios também são uma ótima opção. Aproveite para escolher aqueles que mais te agradam:
- Caminhada;
- Corrida;
- Pedalada;
- Natação;
- Dança.
- Tenha boas noites de sono
Estudos indicam que a regulação dos níveis hormonais (principalmente aqueles envolvidos com o metabolismo de gorduras) ocorrem à noite.
Assim, ter boas noites de sono ajudam a manter as reações metabólicas em dia – e ainda aceleram seu metabolismo!
Outros aspectos importantes
Ter o metabolismo lento é um problema que influencia de maneira crucial a perda de peso e também a qualidade de vida.
Se você notar que está com sinais deste problema, pensar em estratégias para alavancar seu metabolismo podem ser uma excelente opção para reverter o quadro e manter os quilinhos em dia.
Caso nada esteja resolvendo, procure sempre auxílio médico – pois algumas condições podem estar relacionadas com desequilíbrios hormonais e problemas de saúde.
Gostou do conteúdo de hoje sobre metabolismo lento? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!
Fonte:
– Dra. Tarissa Beatrice Zanata Petry – CRM 120.565 SP – Endocrinologista
– Dr. Márcio Mancini – CRM 57.605 – Endocrinologista