Foto divulgação

Como fazer Escova Progressiva em casa

Da redação:

O alisamento sem formol ou alisamento orgânico é uma técnica capilar muito procurada por pessoas que almejam uma opção mais natural e segura no momento de alisar os fios. Esse método, além de deixar os cabelos chapados, também trata a fibra capilar através de proteínas e aminoácidos.

Um dos pontos altos da Escova Progressiva sem formol é, justamente, ser livre de componentes que possam ser nocivos à saúde do cabelo e do organismo de maneira geral. Portanto, também pode ser feita dentro de casa, com ou sem o acompanhamento de um profissional. Se interessou? Então fique atenta a seguir, que ensinaremos como fazer uma escova progressiva em casa!

Passo a Passo para um alisamento de sucesso!

1º passo: O primeiro passo, e um dos mais importantes antes de realizar um alisamento, é lavar as madeixas com um Shampoo de Limpeza Profunda.

Dessa maneira, os fios estarão completamente livres de qualquer resíduo que tenha restado no couro cabeludo e, com isso, a absorção dos componentes que garantem o tratamento de hidratação e nutrição será mais efetiva. 

2º passo: Madeixas higienizadas? Agora é o momento de remover todo o excesso de água cuidadosamente com uma toalha. O uso do secador é bem-vindo para deixar os fios completamente secos e desembaraçados. 

3º passo: Chegou a hora de dividir as mechas. Uma maneira bastante usada por profissionais capilares é dividir em 4 partes: de orelha a orelha e do meio da testa até a nuca.

Acredite, dividir as mechas antes de iniciar o método também é um passo importante e que facilitará o trabalho a seguir.

4º passo: O passo mais aguardado é a aplicação do produto nas madeixas. Por ser, querendo ou não, um procedimento químico, o recomendado é procurar por marcas que dão o nome quando o assunto é alisamento.

Com o auxílio de um pincel, aplique o produto alisante da raiz até as pontas, mecha por mecha. Por isso a divisão do cabelo é tão indicada antes de iniciar o método. Ponto importante: se atente ao tempo de ação mostrado na embalagem do produto.

5º passo: Com o produto aplicado em todas as mechas, é dado início ao icônico processo de escovação. É indicado passar a escova com o auxílio de um secador. O alisamento é um método termoativo, ou seja, depende do calor para obter um bom resultado.

6º passo: Agora que os fios estão secos novamente, seguimos para a parte da prancha. Essa etapa do processo consiste em passar a prancha – mais conhecida como chapinha – mecha por mecha, assim como foi feito no 4º passo.

7º passo: Aguarde por um período de 15 a 20 minutos e lave os fios, dessa vez sem o shampoo de limpeza profunda, para retirar todo o produto aplicado. É imprescindível pontuar que esse shampoo só deve ser usado no início do procedimento, pois ele ajuda a abrir a cutícula. Se a cutícula for aberta após o método, é muito provável que os fios percam todo o efeito liso que foi alcançado.

Após o enxágue, é interessante aplicar nas madeixas, uma máscara de hidratação do comprimento até as pontas!

8º passo: O último passo é secar os fios, novamente, com o auxílio de um secador. Para garantir que os fios fiquem ainda mais chapados e alinhados, direcione o jato do secador sempre para baixo! 

Viram como é simples alisar os cabelos sem ter que sair de casa? Apesar de algumas pontuações importantes, o alisamento não é um procedimento complicado de ser feito. É sempre bom reforçar que, independente de ser simples ou não, é importante realizar um teste de mecha antes de iniciar o método, ok? A saúde dos fios em primeiro lugar!

E você, leitora? Já alisou suas madeixas em casa? Comentem aqui embaixo pra gente saber! 🙂

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*