Imagem Reprodução

Como escolher o melhor calçado para o seu treino

Da redação:

Foi-se o tempo que quem queria se exercitar só tinha a opção da musculação na academia. Hoje em dia, as atividades são muito variadas.

 

É possível fazer treinos mais dinâmicos e agitados, como o crossfit, ou atividades mais lights, que mexem mais com a postura do corpo, como a ioga e o pilates.

 

E para fazer qualquer tipo de exercício, é muito importante escolher o melhor calçado. Quem começa a correr, por exemplo, descobre que o tênis de corrida é especial e que não é o mesmo de uma atividade como a musculação.

 

Se você está pensando em começar um treino ou se vai mudar de esporte, fique de olho nas informações a seguir, para você escolher o melhor tênis.

Por que escolher bem o tênis

Muita gente não se preocupa tanto com o tênis, pois acredita que qualquer modelo com uma sola mais grossa pode ser bem eficiente para toda e qualquer atividade física. Obviamente, isso não é verdade. 

Prevenção de lesões

Segundo os fisioterapeutas e ortopedistas, há muitas lesões sérias que poderiam ser evitadas se o atleta amador estivesse usando o calçado adequado para a prática esportiva. Isso é muito comum entre corredores.

 

A pessoa decide que quer começar a correr na rua e usa o tênis comum de academia. Com o passar do tempo, as articulações acabam sentindo o impacto. Em casos mais sérios, a pessoa precisa fazer um fortalecimento muscular ou mesmo fisioterapia.

 

Logo, a seleção criteriosa do tênis previne diversas contusões e aumenta a segurança para o esportista.

Performance 

Outro bom motivo para escolher adequadamente o calçado é que eles ajudam a aumentar a performance do atleta. Isso não é balela dos setores de marketing de propaganda das marcas de tênis. A melhora é real.

 

Sistemas de amortecimento de impacto, por exemplo, são essenciais para atividades de grande impacto, como a corrida, os crossfit e o basquete, por exemplo. Além disso, uma boa ventilação também é essencial para controlar o suor e a temperatura do corpo.

 

O peso do tênis, obviamente, também é decisivo em alguns esportes, impactando diretamente no controle do movimento por parte do atleta.

Tênis de corrida

A corrida é um esporte bastante democrático, já que a pessoa não precisa necessariamente estar matriculada em uma academia para praticá-la. Além disso, ela tem um bom gasto calórico. Uma pessoa pode chegar a perder 600 calorias em uma hora de atividade a um ritmo moderado (8 km/h).

 

Se você está decidido a começar a correr, é muito importante que, primeiro faça um acompanhamento com um profissional, fisioterapeuta ou ortopedista. Ele vai te ajudar a definir as características da sua passada e, assim, você poderá escolher o tênis mais adequado para a sua estrutura óssea.

 

No entanto, há algumas dicas gerais. Por exemplo, é muito importante que o dedão não fique em contato com o tênis, pois esse calçado não cede e a pessoa pode desenvolver algum problema na unha.

 

O mesmo vale para as outras costuras, especialmente na região do calcanhar, que não podem ficar espremendo ou apertando o pé, já que isso pode gerar bolhas bem dolorosas.

 

É imprescindível também escolher um calçado leve, o que vai te ajudar nas passadas, mas não se esqueça de procurar um bom sistema de amortecimento (eles pesam um pouco o tênis). Além disso, o solado deve ser macio e flexível.

Treino crossfit

Agora se você escolheu o crossfit como modalidade para a prática esportiva, saiba que vai precisar de um par de tênis bastante resistente, estável e que também tenha um bom sistema de amortecimento.

 

Isso porque o crossfit exige que o esportista faça atividades de grande impacto e a intensidade é alta. Assim, é muito comum ver os adeptos do esporte dando alguns saltos em caixotes, carregando peso e correndo. Um tênis com um solado flexível e não muito pesado é essencial.    

Tênis para pedalar

Agora se você vai gastar as suas calorias com a sua magrelinha, então é melhor deixar os tênis de academia de lado, pois eles têm um solado bastante flexível e o que os ciclistas precisam é de um solado mais rígido, que não dobre com tanta facilidade.

 

No entanto, a boa notícia é que a pessoa pode usar os calçados de passeio, aqueles cujo solado é fino e reto. É importante, no entanto, que seja escolhido um modelo com boa ventilação para ajudar a controlar o suor na região do pé.

 

Viu só como o tênis não é só mero detalhe do seu treino?

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*