A saúde auditiva é um assunto pouco falado, mas de extrema importância. É fundamental desenvolver hábitos saudáveis nesse aspecto, principalmente as pessoas que estão expostas a altos ruídos. Se faz necessário seguir as recomendações médicas para se preservar os ouvidos.
É preciso limpar os ouvidos de forma correta. Eles devem ser limpos com uma toalha limpa sempre após o banho. A toalha deve ir somente até onde o dedo alcançar. Não se deve forçar a entrada. Aquelas conhecidas hastes flexíveis devem somente ser usadas na parte externa. Não se deve mexer dentro do ouvido. O uso incorreto pode até piorar a situação, enfiando a cera mais para dentro do ouvido ou causando um rompimento de tímpano.
Caso o ouvido esteja entupido, é essencial procurar um otorrinolaringologista, para que possa desentupir e fazer uma limpeza com os equipamentos necessários. O profissional tem experiência e conhece bem o canal auditivo para aplicar as técnicas corretas. Somente um médico especialista pode avaliar o caso e ajudar a desentupir o ouvido.
Caso tenha alguma infecção, o tratamento médico deve ser seguido conforme as orientações. Os medicamentos devem ser usados nos horários certos e pelo número de dias indicado. Se tiver outros desconfortos, como zumbidos, é preciso marcar uma consulta médica, para que se analise a condição. É primordial também evitar o contato com pessoas doentes e manter as vacinas em dia. Não se deve ficar em locais fechados e aglomerados. A fumaça de cigarro também pode ser prejudicial.
Para evitar perdas auditivas futuras, é preciso manter o volume dos sons entre os valores considerados ideais. Não se deve escutar música ou televisão em volume muito alto. Os hábitos do presente podem impactar os ouvidos no futuro. Para preservá-los, é necessário evitar sons muito altos e descansá-los. Momentos de silêncio também são importantes.
Se estiver usando fones de ouvido, o som deve estar disponível somente para quem o usa. Outras pessoas ao redor não devem escutar o que sai dos fones de ouvido. Se escutar sons muito altos, o melhor é que o tempo não seja longo. É preciso reduzir a exposição.
Ao utilizar ferramentas elétricas, como furadeira, por exemplo, o ideal é utilizar um protetor de ouvido, para preservar a audição. Os protetores auriculares podem ser usados em diversas situações de ruídos. Para quem trabalha em lugar com muito barulho, é essencial usá-los. Eles conseguem fazer uma barreira acústica e proteger os ouvidos.
Fonte: Sampaio Notícias/foto Stock