Bichanos exigem cuidados e atenção especial. (Foto reprodução)

Como criar gato em apartamento?

Da redação: Gatos são animais cheios de energia! Os bichanos são pets curiosos que facilmente criam um laço afetivo com o tutor atencioso e se adaptam fácil a ambientes novos, contudo, exigem cuidados especiais. Quando vivem em apartamentos, a atenção deve ser redobrada. Algumas raças, como o gato persa e o sphynx, exigem ainda cuidados específicos, mas outras questões de segurança e hábitos são consenso.

 

Apartamento com bichano: o que providenciar?

 

Aqui, separamos dicas básicas — e essenciais — que são importantes para todas as raças de gato que vivem com seu tutor em apartamento.

 

Castre o bichinho

Tanto o macho quanto a fêmea devem ser castrados. Isso evita muitos problemas e deixa-os menos ansiosos.

 

Tele todas as janelas

Telar janelas garante a segurança dos gatos, a sua e a da vizinhança. Eles são animais espertos e extremamente curiosos. Um descuido e uma janela aberta sem tela são o suficiente para que eles escapem.

 

Mas, uma vez teladas, tenha sempre as janelas abertas! Eles adoram ficar ao sol e o ar que vem de fora da casa. Além disso, eles também gostam de se esfregar nas telas. Tudo normal e esperado para esses animaizinhos cheios de instintos!

 

Tenha uma caixa de areia

É essencial que se tenha uma caixa de areia para que o seu gato faça suas necessidades. Ademais, é importante que essa caixa esteja em um lugar reservado, tanto para que ele tenha privacidade quanto para que o seu apartamento não fique com mau cheiro.

 

O ideal é que ela fique em algum lugar com fácil ventilação e que, cada vez que for limpa, parte da areia deve ser reposta. Uma vez por semana, toda a areia deve ser trocada! É importante também que a caixa esteja encostada em uma parede. Isso ajuda o gato a não ficar estressado.

 

Espalhe arranhadores pela casa

Gatos adoram arranhar objetos de tecido, sobretudo os tecidos porosos, já que, nesse tipo de pano, a ponta das unhas entram facilmente. A prática de arranhar objetos é comum, diária e necessária para um gato, porque é importante que ele afie suas unhas e alongue os músculos.

 

Ter um arranhador ajuda tanto o bichinho a desenvolver e manter seus instintos quanto você a conservar seus móveis.

 

Reserve um momento do dia para brincar com seu pet

Apesar de os gatos terem a fama de serem animais que requerem pouca atenção, e de serem bichos independentes, o fato é que eles precisam de atenção afetiva. Essa socialização com o bichano todos os dias é super importante.

 

Uma boa forma de desenvolver essa relação com seu bicho de estimação é escovar o pelo dele, com cuidado. Além de ser uma forma de oferecer carinho a ele, a prática também ajuda a remover os pelos soltos que eventualmente estariam espalhados pela casa.

 

Mesmo que você passe o dia fora, separe 15 minutinhos para estar com seu companheiro animal. Crie uma rotina de brincadeiras e cuidados com ele!

 

Ofereça brinquedos

É verdade que eles precisam de sua atenção e cuidado, mas também é verdade que gatos se entretêm muito bem sozinhos e precisam ter estímulos para desenvolver isso.

 

Ter objetos interessantes vai canalizar toda a energia que eles têm em atividades de diversão e inteligência que eles mesmos desenvolvem. Com o tempo, você vai descobrindo qual tipo de brinquedos eles gostam mais e, então, poderá disponibilizar os favoritos!

 

Disponibilize caixas

Como felinos, mesmo que domesticados, os gatos têm muitos instintos de caça que são latentes. As caixas funcionam como simuladores de toca para o sistema sensorial deles. Ali, é o lugar perfeito para um predador à espreita!

 

Então, mantenha longe do alcance deles as caixas que queira conservar, mas ofereça-lhes as caixas para que possam brincar. É diversão garantida!

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*