Após ocorrências do final de semana, o comandante da Guarda Municipal (GM) de Paranavaí, capitão Airton de Melo, esclareceu os fatos e comentou a atuação dos guardas em relação ao que a população diz ser excessivo. Segundo Melo, o primeiro fato, um acidente envolvendo a viatura da GM, ainda está sendo esclarecido e as causas estão sendo apuradas. De acordo com ele, enquanto os guardas faziam acompanhamento a uma motocicleta, um Ford Corcel colidiu contra a viatura, causando danos em ambos os veículos. Segundo a GM, a condutora não possuia CNH.
“A culpabilidade será, posteriormente, esclarecida. Após ouvir a versão da Guarda Municipal e ouvir a versão da motorista [do Ford Corcel], a gente vai saber qual a conduta a ser tomada”, afirma o comandante. Segundo ele, se o dano tiver sido causado pelos guardas municipais, certamente, a administração pública vai custear os danos.
Em relação ao possível uso demasiado de força nas abordagens, Melo explica que os guardas municipais apenas mantêm um posicionamento firme, considerado, segundo ele, normal nas ações de segurança pública. “As pessoas não têm que ter preocupação com relação à abordagem da Guarda Municipal. O uso da força é progressivo: se for necessário vai ser utilizado, se não for necessário, evidentemente vão ser tratados com todo respeito e com todo carinho que merecem.”
Ele ainda ressalta que a atuação da guarda “tem sido pautada pelo respeito e pela consideração às pessoas.”
Colaboração do repórter Pedro Machado.
Fonte: Portal da Cidade Paranavai