Brasileira é vítima de tentativa de estupro em trem de Paris

Uma brasileira relatou ter sido vítima de uma tentativa de estupro em um trem na região de Paris, na última quinta-feira, dia 16. O caso gerou repercussão na mídia francesa e foi parcialmente gravado em vídeo, que acabou circulando nas redes sociais.
Jhordana Dias, de 26 anos, natural de Goiânia, confirmou as informações e compartilhou o vídeo do incidente. Nas imagens, ela aparece visivelmente abalada, enquanto uma mulher tenta intervir entre ela e o agressor. A mulher pede ao homem que se afaste, instruindo-o a se posicionar no fundo do vagão. É possível ouvir Jhordana, que não fala francês, gritando em português: “Ele tentou me agarrar! Eu tô com medo!”.
A mulher que prestou ajuda ao desespero de Jhordana diz ao agressor: “Eu pedi a você para ficar lá, você não quer ficar lá. Fique lá. Fique aí”. O suspeito, em seguida, desce do vagão e foge rapidamente pela plataforma da estação, que é a de Choisy-le-Roi, localizada na periferia sul de Paris.
Jhordana é contadora e chegou à França há poucos meses para se juntar ao seu irmão mais velho, que vive na cidade de Juvisy-sur-Orge, também na região sul da capital francesa. Ela estava retornando para Juvisy pela manhã, após um dia em Paris, quando o vagão ficou vazio, deixando apenas ela e o suposto agressor. De acordo com Jhordana, o homem a agarrou, tentou baixar suas calças e a beijou. Quando ela resistiu, ele a mordeu no lábio, deu-lhe um tapa, arranhou seu rosto e tocou partes íntimas dela enquanto tentava sufocá-la para impedi-la de gritar.
Um jornal francês chegou a publicar uma foto de Jhordana, onde ela aparece com curativos em seu rosto, indicativos das agressões que sofreu.
Felizmente, outra passageira ouviu os gritos de socorro e correu para ajudar. Ela foi a responsável por filmar o final do incidente. Jhordana expressou sua gratidão e disse: “O que teria acontecido se ela não tivesse vindo? Talvez eu estivesse morta”.
De acordo com informações do Observatório Nacional de Violência contra as Mulheres, os casos de violência sexual em transportes coletivos na França aumentaram 86% entre 2016 e 2024. Somente em 2024, foram registrados 3.374 incidentes desse tipo, que incluem ofensas sexuais, exibicionismo e assédio. Os casos de estupro e tentativas de estupro correspondem a 6% do total desses registros.
