Foto Reprodução

Aluguel de roupas casuais: um novo conceito de moda em tempos de recessão econômica

Da redação

Com a crise econômica no Brasil, muitas pessoas estão repensando a sua forma de viver e cortando gastos desnecessários. A economia virou prioridade, o que, por um lado, permite que possamos desenvolver maneiras novas de lidar com problemas antigos e descubramos diversas novas possibilidades.

 

Juntar os amigos para um bate-papo na sala, com algumas bebidas e pratos feitos em casa, é uma boa opção para quando o dinheiro está curto, por exemplo. Substituir o cinema por uma sessão-pipoca em casa, com os colegas ou par, também é uma boa ideia.

 

E o armário, como fica? Fácil: fica bem, tranquilo. Uma boa opção para evitar os gastos com novas roupas é uma tendência que pode parecer curiosa a princípio: o aluguel de roupas casuais.

 

Se você nunca ouviu falar sobre isso, mas está curioso para saber como funciona, de onde surgiu e como isso pode impactar no seu orçamento, leia este texto. Você ficará surpreso!

Por que alugar roupas?

Vamos lá: se você é uma pessoa que gosta de estar por dentro daquilo que é lançado no exterior, sabe que pode ser um tanto caro arrematar novas peças a cada lançamento. Por mais que você saiba que vai usar as roupas em diversas ocasiões, não é fácil acompanhar a velocidade das tendências.

 

Quando você opta por alugar roupas, está fazendo duas coisas: primeiro, escolhendo peças pontuais, para ocasiões específicas (ou para testar ideias e visuais que você nunca havia tentado), e segundo, prezando por um consumo de moda mais consciente.

 

Sim, pode parecer loucura, mas pense: uma peça alugada retorna ao seu dono e, depois, vai passear em outros guarda-roupas. Todos saem felizes: quem aluga e quem alugou.

 

Além disso, a natureza e o bolso agradecem. Consideravelmente.

 

Vale lembrar, por exemplo, que a fabricação de uma calça jeans consome cerca de onze mil litros de água. A conta leva em consideração a água gasta na irrigação do plantio, no material utilizado para fazer o tecido e os recursos que fazem parte do processo de confecção, mas ainda é assombrosa.

 

Em um mundo onde há escassez de água, onde tudo tem ficado mais caro e onde se mostra necessário buscar maneiras de preservar o que se tem todos os dias, todos os esforços são bem-vindos.

 

Talvez diminuir o nosso consumo seja uma boa maneira de começar a mudar os hábitos, não é verdade?

Em que ocasiões posso utilizar as roupas casuais que aluguei?

Uma vez que são peças mais casuais – ou seja, não são vestidos de pedrarias, peças de alta-costura ou modelos normalmente utilizados em festas suntuosas –, é possível utilizá-las em momentos importantes, mas que permitam um dress code um pouco mais despretensioso.

 

Você pode ver algumas opções abaixo:

Colação de grau

Ao contrário das festas de formatura, que costumam pedir trajes um pouco mais arrojados (uma dica: também compensa alugar peças do tipo, uma vez que você irá utilizá-las apenas uma vez!), a colação de grau é um evento sério, mas que permite certo grau de espontaneidade.

 

É possível, por exemplo, investir em um vestido de comprimento médio, de alguma marca diferenciada, e apostar em cortes ou estampas um pouco mais arrojadas. Caso você deseje um pouco mais de discrição, pode apostar em um macacão bem cortado com um blazer simples, mas charmoso.

 

Saias de comprimento médio, acompanhadas de uma blusa de material nobre e um sapato de salto também podem ser utilizadas neste tipo de ocasião.

Evento da empresa

Precisa estar presente em algum treinamento, workshop ou palestra da empresa e gostaria de causar boa impressão, mas está cansada das roupas que tem no armário? Aposte no aluguel!

 

A menos que seja exigido um visual extremamente formal, você pode apostar em um vestido atraente, com decote modesto (lembre-se que ainda é um espaço de trabalho) e que realce os seus traços e beleza naturais.

Festas noturnas

Não tem o costume de sair à noite, mas foi convidada para o aniversário de uma grande amiga e gostaria de comparecer? Alugue um vestido moderno! Se estamos falando sobre ir a baladas, você pode apostar em modelos um pouco mais decotados e que valorizem as pernas. Parcimônia é importante, no entanto.

 

Se estamos falando sobre um aniversário em um restaurante, vale escolher se prefere valorizar o colo ou as pernas. De novo, vale o bom senso.

 

Estas são apenas algumas das muitas possibilidades de utilizar peças alugadas. Aproveite!

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*