domingo, 3 julho, 2022
  • Home
  • Sobre Paranavaí
  • Mapa e Navegação
Sampaio só Notícias
VALE SORTE
  • Início
  • Categorias
    • Policial
    • Trabalho
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Denuncia
    • Saúde
    • Plantão Policial
  • Empregos
  • Guia Comercial
  • Agenda
  • Classificados
    Quer investir em um terreno próximo ao Rio Paraná

    Quer investir em um terreno próximo ao Rio Paraná

    LOTE EM CONDOMÍNIO DE CHÁCARAS

    LOTE EM CONDOMÍNIO DE CHÁCARAS

  • Clima e tempo
No Result
View All Result
  • Início
  • Categorias
    • Policial
    • Trabalho
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Denuncia
    • Saúde
    • Plantão Policial
  • Empregos
  • Guia Comercial
  • Agenda
  • Classificados
    Quer investir em um terreno próximo ao Rio Paraná

    Quer investir em um terreno próximo ao Rio Paraná

    LOTE EM CONDOMÍNIO DE CHÁCARAS

    LOTE EM CONDOMÍNIO DE CHÁCARAS

  • Clima e tempo
No Result
View All Result
Sampaio só Notícias
No Result
View All Result
Home Política

Adolescentes acreditam que voto pode mudar a realidade, diz Unicef

Pesquisa online foi feita com 3,1 mil adolescentes de 15 a 17 anos

Sampaio por Sampaio
19 de abril de 2022
em Política
0
Adolescentes acreditam que voto pode mudar a realidade, diz Unicef

título de eleitor digital,e-Título

CompartilharTwittarrCompartilhar

Nove em cada dez adolescentes acreditam que o voto tem poder para transformar a realidade. Além disso, dois em cada três disseram que pretendem votar nas eleições deste ano, segundo pesquisa divulgada hoje (19) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O prazo para que adolescentes tirem o título de eleitor e votem nas eleições deste ano termina no dia 4 de maio.

No Brasil, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos de idade, mas adolescentes de 16 e 17 anos e aqueles de 15 anos que completam 16 anos até o dia 2 de outubro – data do primeiro turno das eleições de 2022 – também podem tirar o título de eleitor e participar do processo eleitoral.

Para entender melhor esse público, o Unicef e a organização da sociedade civil Viração Educomunicação realizaram uma pesquisa online com 3,1 mil adolescentes de 15 a 17 anos de todas as regiões do país. Nela, 64% afirmam que vão votar este ano, 21% ainda não sabem dizer e 15% disseram que não vão comparecer às urnas. Quando perguntados sobre a importância dessa participação, nove em cada dez adolescentes afirmam que o voto tem poder para transformar a realidade.

Entre os que disseram que não vão votar neste ano, apenas 10% afirmam que, de fato, não querem votar. Outros 17% disseram que não conseguirão tirar o título de eleitor a tempo e 69% afirmaram não ter idade suficiente. Entre quem disse não ter idade suficiente, havia adolescentes de 15 que não completarão 16 anos até outubro, mas também alguns de 16 e 17 anos, que poderiam votar, mas não tinham essa informação.

Quando perguntados sobre o que pensam a respeito de outros adolescentes e jovens que não tiraram o título, os entrevistados colocam algumas hipóteses. Para 25% dos adolescentes que participaram da consulta pública, o desinteresse pela política institucional é o principal motivo pelo qual tantos jovens ainda não tiraram o título de eleitor. Para 20%, o principal motivo é o pouco conhecimento sobre política e outros 20% acreditam que é por não considerarem que votar seja algo importante.

Além disso, 15% acreditam que a baixa porcentagem de adolescentes aptos a votar se deve ao fato de não se sentirem representados pelos possíveis candidatos e candidatas, 13% por não saberem que podem votar e como tirar título e outros 7% alegaram outros motivos.

A enquete foi realizada virtualmente pelo WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger, por meio de um chatbot. A pesquisa faz parte do U-Report Brasil, projeto que conta com mais de 140 mil adolescentes e jovens inscritos. Segundo o Unicef, não se trata de pesquisa com rigor metodológico, mas de consultas rápidas por meio de redes sociais de adolescentes e jovens que se cadastraram na plataforma.

Adolescentes sem título

Em fevereiro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou o menor número de adolescentes com título de eleitor desde a conquista do direito ao voto para essa faixa etária na Constituição de 1988: pouco mais de 13% estavam aptos para votar nas eleições deste ano naquele momento.

Foram feitas campanhas de conscientização e esse número aumentou. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano, o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo. Em março, esse número subiu para 1,050 milhão – ainda abaixo do registrado em 2018 quando 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título.

Com tirar o título

O prazo para tirar o título de eleitor pela primeira vez termina no dia 4 de maio. O processo é feito pela página do TSE, no sistema TítuloNet.

É preciso informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação e uma foto do comprovante de residência atualizado. Aqueles que completam 19 anos este ano e forem do gênero masculino precisarão enviar também o certificado de quitação com o serviço militar.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado online.

Fonte: Agência Brasil

Tags: Eleiçãounicef
Please login to join discussion

NOSSOS CONTATOS

WhatsApp: 44 9912-7882
E-mail: sampaio02@hotmail.com

  • Home
  • Sobre Paranavaí
  • Mapa e Navegação

© 2020 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • Categorias
    • Policial
    • Trabalho
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Denuncia
    • Saúde
    • Plantão Policial
  • Empregos
  • Guia Comercial
  • Agenda
  • Classificados
  • Clima e tempo

© 2020 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas