Se planejar é a melhor forma de acertar na escolha do roteiro. (Foto Reprodução)

6 dicas para escolher o roteiro perfeito para sua viagem

Da redação:

 

Planejar uma viagem do zero pode ser um desafio interessante, mas exige muita pesquisa, organização e criatividade. Você precisará se organizar antecipadamente para poder relaxar durante a viagem. Não se preocupe, parece mais trabalhoso do que realmente é. Seguindo algumas dicas fundamentais, você poderá ter uma experiência inesquecível.

 

O primeiro passo é definir o tipo de viagem. Se pretende relaxar, escolha alguma região que tenha águas termais no Brasil — e são muitas, aliás, uma mais linda que a outra —. Depois é só seguir estas seis dicas e aproveitar ao máximo o destino escolhido.

Considere o perfil dos viajantes

Dados como idade, quantidade de pessoas e limitações físicas fazem toda a diferença na escolha do destino da viagem: Você vai viajar sozinho(a)? Em casal? Com crianças? Ou com pessoas idosas?

 

Os viajantes gostam de relaxar na beira da piscina ou se arriscam em algo mais radical, como trilhas e cachoeiras? Todos esses detalhes importam, e o melhor é adequar o roteiro conforme a vontade e a necessidade de cada um.

Use o Google ou alguma ferramenta de pesquisa na internet

Depois de escolhido o destino, é hora de pesquisar todas as atrações turísticas do lugar. Primeiro, na internet, busque o nome da cidade escolhida e vá anotando lugares e nomes de atrações que mais aparecem na região.

 

A maioria das cidades consideradas como destinos turísticos tem informações no site do município. Esses sites podem ser muito úteis nessa hora, pois contêm a programação cultural da cidade, e alguns oferecem até descontos em serviços e atrações. Faça uma lista simples do que mais interessou você.

Veja a experiência de outros turistas

Com a lista de atividades mais interessantes em mãos, vá pesquisando na internet sobre cada item, para saber exatamente do que se trata. Existem muitos vídeos gravados por turistas em todos os lugares do mundo.

 

Vale a pena procurar vídeos sobre o destino e saber a opinião de outros turistas que já o conheceu, isso ajudará na decisão de visitar ou não o lugar.

 

Nessa hora você também pode pesquisar a infraestrutura do local, para saber o que precisará levar, quais roupas vestir, quanto custa em média as atrações e as compras e como aproveitar melhor cada atração.

Siga hashtags

Outra dica interessante é seguir algumas hashtags nas redes sociais com palavras-chave da lista de atrações que você fez anteriormente. Muitos turistas postam diariamente em redes sociais como o Facebook e Instagram, e você consegue obter informações reais e atualizadas de como é o local a ser visitado.

 

Mostre para os demais viajantes e eleja os pontos que você, sua família e amigos querem ir — um ou dois lugares principais por dia são suficientes.

Programe-se

Depois de escolhidos os locais, faça uma programação diária com as atividades escolhidas. Tente agrupá-las por localização. Para isso, leve em consideração o clima, o tempo de deslocamento para ir e voltar e quanto tempo gastará conhecendo o local.

 

Também é importante verificar dias e horários de funcionamento dos espaços que você deseja ir e tentar descobrir os dias menos badalados. Museus, parques de diversão e restaurantes tendem a lotar nos finais de semana.

 

Uma dica é ir na contramão: usar os dias da semana para locais que costumam lotar aos sábados e domingos e deixar para o final de semana alguma atividade que não dependa de filas e lotação, como um passeio pelo centro da cidade, por exemplo.

Considere o clima

Um pouco antes de viajar, repasse o roteiro e consulte a previsão do tempo da cidade. Verifique se há previsão de chuva no dia daquele passeio ao ar livre. Você ainda tem tempo de trocar os dias e escapar sem se molhar. Por isso, vale a pena mesclar passeios ao ar livre com lugares fechados.

 

 

Por último, e não menos importante: lembre-se de relaxar! Ter um roteiro definido e bem planejado previamente ajuda a aproveitar melhor os lugares e todos os momentos da viagem, mas não pode se tornar motivo de estresse.

 

Esteja aberto a modificações de última hora. Pode ser que você receba uma dica de algum morador local que valha a pena incluir na programação!

 

Uma viagem serve para conhecer novos locais e culturas, fazer novas amizades e nos divertir. Com um bom planejamento, você aproveita melhor os dias, consegue economizar um dinheiro e garantir diversão para todos que viajarem com você.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*