“Vamos seguir trabalhando para que os índices da educação possam crescer ainda mais”, ressalta Lorenzetti

A prefeitura de Paranavaí, através da secretaria de Educação (Seduc), certificou na tarde desta sexta-feira (26) as Escolas Municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que foram destaques na alfabetização em 2015. No total, foram 11 certificados distribuídos, sendo sete escolas e quatro Centros de Educação Infantil.

A secretária de Educação do município, Cida Gonçalves, garantiu que os números não servem de competição, mas é uma forma de agradecer os servidores pelo trabalho realizado. “Nós não fazemos ranking e não procuramos estabelecer qual escola é melhor. Porém, achamos importante certificar as escolas que estabeleceram as médias que julgamos essenciais. Quanto mais certificados a escola tiver, maior será a credibilidade. Os pais adquirem confiança e tem total convicção que suas crianças serão alfabetizadas com profissionais capacitados e de alta qualidade. Temos três escolas que vêm mantendo destaque em todos os anos. Neusa Braga, Jayme Canet e Cecília Meireles não ficaram de fora nenhum ano, mostrando como o trabalho tem sido intenso para crescermos na educação de nossa cidade. A educação infantil tem melhorado a cada ano, e esperamos que o trabalho tenha continuidade na próxima gestão”, frisou a secretária.

Os estudos dos índices de alfabetização na educação infantil no Jardim II foram iniciados quando a atual administração assumiu o poder público da cidade. Em 2010, foram constatadas 785 crianças no Jardim II, sendo que o nível de alfabetização era de 8.4% (66 alunos). Com um trabalho árduo, os números foram crescendo ano a ano, e em 2015, de 815 crianças, 342 foram alfabetizadas (42%), representando um crescimento de 33,6%.

“A equipe que conseguimos reunir, dificilmente outro prefeito vai conseguir. Tivemos união e comprometimento para que alcançássemos estes excelentes resultados. Temos reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) que nosso trabalho está no caminho certo. Aumentamos vagas nas creches, intensificamos o trabalho na educação infantil, investimos em equipamentos de qualidade e, felizmente, vencemos os momentos difíceis. Hoje Paranavaí conta com escolas climatizadas, reformadas, bem estruturadas e com professores a disposição. Fizemos quadras cobertas para garantir um ensino integral eficaz. Investimos para que as crianças tenham uma alimentação cheia de variedades nas escolas. Eu fico muito feliz em ver tudo isso funcionando, me traz uma grande satisfação. Mas, nem por isso, vamos nos acomodar. Nesses últimos meses, vamos seguir trabalhando para que os índices da educação possam crescer ainda mais”, ressaltou o prefeito Rogério Lorenzetti.

Os CMEIs receberam os certificados segundo o trabalho que vem sendo realizado com os alunos do Jardim II. As médias foram de: CMEI Menino Davi – 82,4%; CMEI Isabela Felippe – 77,2%; CMEI Maria Madalena – 76,5%; e CMEI Nossa Senhora do Carmo (Graciosa) – 50%.

Para receber os certificados, as escolas precisam atingir níveis alfabéticos necessários já pré-determinados. Para a educação infantil, o nível alfabético precisa ser acima de 50%; para o 1º ano, o nível alfabético precisa ser de pelo menos 85%; para o 2º ano, os requisitos são ainda maiores, sendo necessário ter nível alfabético de no mínimo 95% e média acima de 17 na Provinha Brasil.

Abaixo, confira as médias de cada escola:

Escola Municipal Cecília Meireles

1º ano – 90%

2º ano – 98,8% e nível 5 (média 17,02) na Provinha Brasil

Escola Municipal Elza Caselli

Educação Infantil – 51%

1º ano – 86%

Escola Municipal Hermeto Botelho

1º ano – 93%

2º ano – 98% e nível 5 (média 17,28) na Provinha Brasil

Escola Municipal Jayme Canet

Educação Infantil – 75%

1º ano – 100%

2º ano – 100% e nível 5 (17,49) na Provinha Brasil

Escola Municipal Maria Back

2º ano – 96,4% e nível 5 (média 17,46) na Provinha Brasil

Escola Municipal Neusa Braga

Educação Infantil – 55,6%

1º ano – 91%

2º ano – 98,7% e nível 5 (média 17,46) na Provinha Brasil

Escola Municipal Noêmia do Amaral

1º ano – 92%

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

parceiros 01

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*