Secretaria de Saúde realiza a 11ª palestra sobre primeiros socorros

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (5), pela 11ª vez, uma palestra sobre primeiros socorros em parceria com o Conselho Municipal de Segurança e o Corpo de Bombeiros. O objetivo é mostrar para o público alvo (mães e gestantes) como desenvolver práticas de prevenção de situações de riscos para crianças com menos de cinco anos.

“Além de falar da prevenção de acidentes domésticos, estamos alertando para os casos de engasgamento. Este ano já atendemos 10 casos, oito deles envolvendo crianças. O maior problema é que, na maioria das vezes, as pessoas ligam desesperadas e não passam as informações precisas, como o endereço do local e o nome da pessoa. É preciso manter a calma”, afirmou o bombeiro Bruno Moreira.

Moreira ainda explicou como realizar as tarefas. “Quando uma criança se afogar, faça cinco compressões no tórax e dê cinco tapas nas costas, sempre com a cabeça alinhada. Quando for uma pessoa adulta, agarre-a por trás e pressione pra dentro e depois para cima com as mãos na região do umbigo. Se forem gestantes e pessoas obesas, é importante que faça o mesmo movimento, só que entre o mamilo e a barriga”, explicou.

Segundo a enfermeira da UBS Central, Joseli Melato, ainda existem duas palestras a serem feitas este mês nas UBSs do Campo Belo (dia 9) e da Zona Leste (dia 12). “Todas as mães, gestantes e até os pais estão convidados a participarem”, disse.

Fonte: Secom

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*