Familiares do homenageado com o prefeito Rogério, ontem na Coloninha

Rogério Lorenzetti diz priorizar o remédio ao buraco no asfalto

Aconteceu ontem a inauguração da Unidade Básica de Saúde Willy Geraldo Brandalise, na Coloninha, em Paranavaí. No seu discurso, o prefeito Rogério Lorenzetti disse que “entre um buraco no asfalto e um medicamento na farmácia básica, priorizamos o remédio”.
O prefeito citou os avanços na área da saúde em seus oito anos de gestão.
“Além de ampliar a capilaridade da rede de atenção básica à saúde, com a construção das novas UBSs, implantamos 100% de cobertura do Estratégia Saúde da Família, implantamos o Programa Melhor em Casa, implantamos o SAMU, contratando mais médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde, adquirimos veículos para que a rede pudesse prestar um bom serviço, não deixamos faltar medicamentos e fomos além, muito além de nossas obrigações constitucionais, assumindo despesas na saúde que deveriam ser de responsabilidade dos governos estadual ou federal”.
Lorenzetti enfatizou ainda que, além dos 15% que deveria investir em saúde, praticamente dobrou os investimentos na área. “Por conta dos investimentos em saúde talvez tenha faltado para outros setores, onde gostaríamos de avançar ainda mais, mas não me arrependo de dar prioridade à saúde, pois a vida é sagrada e nosso maior patrimônio. Entre um buraco no asfalto e um medicamento na farmácia básica, não tenham dúvidas de que sempre priorizamos o remédio. São decisões que cabem ao gestor público tomar e tomamos nossas decisões sempre em favor da saúde”, discursou o prefeito.
A UNIDADE DE SAÚDE – A nova Unidade Básica de Saúde é diferenciada, tendo sido construída no padrão de UBS porte III, um pouco maior do que as demais.
Para a construção foram investidos R$ 906.700,20 entre recursos repassados pelo Governo Federal e a contrapartida do município. O novo espaço tem pouco mais de 584 m², com seis consultórios médicos e outros dois consultórios odontológicos.
O atendimento será feito por duas equipes completas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), atendendo os bairros Jardim São Jorge, Coloninha e Matarazzo.
O secretário municipal de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, enalteceu as conquistas da administração nos últimos anos. “Falamos muitas vezes o que já fizemos, todos sabem a maneira que pegamos a saúde e a maneira que estamos entregando. Será difícil repetir o que o Rogério fez por essa cidade. Vejo pessoas falando que não conseguimos muita coisa e que a massa do bolo está sendo feita, mas o que tenho a dizer é que o bolo já está pronto e não deixaremos nem a cereja para ser colocada, pois já fizemos isso”.
E acrescentou: “Da minha secretaria, posso dizer que fizemos uma verdadeira revolução, colocando as coisas no lugar correto, dando autonomia para quem precisava e organizando os trabalhos. Hoje, dia 29 de dezembro, o prefeito assinou a nomeação de mais dois médicos para trabalharem no P.A. Só quem tem o município na mão e gestão eficiente pode fazer isso, e o Rogério fez, e por isso nós dizemos que ele sai com o nome marcado na história como o melhor prefeito da história de Paranavaí”.
O gerente da empresa Rocha e Munarão Construções e Representações Ltda., Evandro Abner Pedrosa Govea, ressaltou o período de desenvolvimento vivido por Paranavaí durante a gestão do prefeito Rogério.
“Eu sou de Paranavaí e cresci ouvindo as pessoas dizerem que no início da história dessa cidade um homem acreditou e batalhou que as coisas poderiam prosperar. O nome dele é José Vaz de Carvalho, o primeiro prefeito e responsável por grande parte daquilo que vemos hoje. Porém, eu como cidadão de Paranavaí vou dizer para minha filha que eu vi um homem trabalhar e acreditar no desenvolvimento e na prosperidade de sua cidade, e foi você prefeito Rogério”, agradeceu enfaticamente Evandro.

Repercussão

A neta do homenageado, Daiana Cristina Morales Brandalise Boareto, agradeceu a honrosa lembrança feita pela administração municipal.
“Nos emociona muito ter sido escolhido um posto de saúde para levar o nome de nosso amado patriarca, pois durante toda sua vida, seja ela pública ou não, lutou e defendeu a bandeira da saúde, sobretudo aos mais necessitados. Recordo de muitas vezes ver meu avô levando e buscando pessoas para hospitais, comprando remédios e tentando ajudar de alguma forma as pessoas. Toda a família parabeniza o prefeito Rogério Lorenzetti pelo magnífico trabalho à frente da Prefeitura, e por poder proporcionar à população desta comunidade maior dignidade em relação à saúde. Eu saí de Paranavaí para morar em Campo Mourão e sempre costumava reclamar dessa cidade. Porém, depois de alguns anos fora, venho para cá e vejo como eu estava errada. Achava que a cidade era feia, mas não era, e ficou ainda melhor com a excelente gestão do prefeito Rogério”, discursou Daiana Cristina.
A enfermeira coordenadora da Unidade Básica de Saúde Willy Geraldo Brandalise, Camila de Oliveira Dircksen, disse que a unidade da Coloninha vai atender em média oito mil pessoas, sendo esta construção de grande importância para todo o bairro, trazendo maior conforto para a população e também uma significativa melhora nas condições de trabalho para os funcionários.
Em suas últimas palavras, o prefeito Rogério Lorenzetti agradeceu os servidores e relembrou que não trabalhou sozinho durante estes oito anos.
“Barreiras foram vencidas e o emaranhado burocrático que envolve o serviço público foi superado com competência. Assim, nesta minha última inauguração, quis o destino que fosse na área de saúde para que eu pudesse publicamente render as minhas homenagens a esta valorosa e generosa equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que me deu as condições necessárias para que hoje comemorássemos todos os avanços conquistados nos últimos oito anos. Encerro desejando que esta unidade, mais que cuidar de doentes, seja uma unidade de promoção à saúde e de práticas da medicina preventiva, pois esta foi a política adotada nos últimos anos e que esperamos que tenha continuidade”, finalizou Lorenzetti.

Agamenon: “Dr. Jaffer foi um dos maiores defensores e divulgadores de Paranavaí”
Por conta de dificuldades enfrentadas na obra e as adversidades climáticas, a Unidade Básica de Saúde Dr. Jaffer Felício Jorge, localizada na Zona Leste, não pôde receber uma cerimônia de inauguração.
Porém, como a família do homenageado já havia se deslocado até Paranavaí, uma singela homenagem na presença do corpo médico da unidade, servidores públicos e familiares, o prefeito Rogério Lorenzetti e o secretário de Saúde do município reuniram todos para prestar alguns agradecimentos.
Para o secretário Agamenon Arruda de Souza, Dr. Jaffer era a pessoa de Paranavaí mais conhecida fora da cidade. “Ele foi um dos maiores defensores de nossa cidade e uma das pessoas que mais divulgaram Paranavaí no cenário estadual e federal. Foi uma imensa felicidade poder colocar o nome dele nesta unidade de saúde, mas essa não é uma forma de pagamento por tudo que ele fez, mas apenas uma forma de homenagem e reconhecimento”, disse Agamenon.
O prefeito Rogério Lorenzetti enalteceu a postura irrepreensível do doutor durante toda sua caminhada. “Ele era uma pessoa que não falava palavras ásperas, apenas trabalhava e ajudava dia após dia. Salvou muitas vidas por ser um médico espetacular e, ainda por cima, realizou trabalhos filantrópicos. Um ser humano boníssimo e que fez uma família que encanta a todos nós. Peço aos servidores desta UBS que tenham ele como exemplo, se espelhem nas qualidades do Dr. Jaffer no dia a dia desta unidade e todos terão sucesso absoluto na profissão”, ressaltou Lorenzetti.
O filho do homenageado, Iuri Jaffer Jorge, trouxe uma carta escrita por um motorista em agradecimento ao seu pai:
“Na década dos anos 50 tivemos a felicidade de conhecer uma pessoa formada em Medicina. Estou falando do Dr. Jaffer, um ser humano que veio a este mundo para fazer o bem aos menos favorecidos, montando seu consultório na sede da fazenda de seu pai. Tive eu a felicidade de conhecê-lo e seus atos de caridade ao fazer consultas sem receber nada e ainda fornecer remédios de graça. Meu saudoso pai, na época, tinha uma picape, e era eu que levava os pacientes para fazer suas consultas. Dr. Jaffer, o que o senhor fez à população de Querência do Norte, só eu posso testemunhar. Eu rogo ao nosso Senhor Deus que derrame suas bênçãos ao senhor, Dr. Jaffer, e que permaneça muitos anos em nosso convívio, com saúde, alegria e felicidade. Gostaria de dar os parabéns ao senhor e dona Zezé pela educação que passou para seus filhos, que por onde passam deixam um rastro de alegria e amizade”, de Laércio e dona Marlene.
Segundo o filho do Dr. Jaffer, o nome de seu pai em uma unidade de saúde foi a maior homenagem já recebida. “Meu pai recebeu muitas homenagens em Paranavaí e em diversas cidades, mas essa é a maior delas, e é justa, pois meu pai foi um homem que trabalhou muito pela medicina e também por Paranavaí”, afirmou Iuri.

 

 Next Familiares de Jaffer Felício Jorge. Será o nome da UBS na Zona Leste


Next
Familiares de Jaffer Felício Jorge. Será o nome da UBS na Zona Leste

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*