"É uma questão de tempo para que o resultado seja positivo. Esse grande objetivo está próximo de ser conquistado", afirmou o prefeito Rogério Lorenzetti

Prefeitura finaliza projeto para implantação do Curso de Medicina em Paranavaí

Paranavaí luta há anos para que um curso de graduação de medicina seja formalizado e iniciado na cidade.  Lideranças do setor político e da sociedade civil organizada trabalham incessantemente para que essa benfeitoria se torne uma realidade, e nesta segunda-feira (11), um importante passo rumo a esta vitória foi dado em uma reunião no gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti, onde um novo projeto de viabilidade feito pela Secretaria Municipal de Saúde foi assinado e explanado na presença de lideranças da cidade.

O projeto elaborado pelo departamento técnico da Secretaria de Saúde foi apresentado e discutido junto da Sociedade Civil Organizada. “O município possui todos os requisitos necessários para a viabilização deste curso. Temos critérios suficientes que nos qualificam e o que está sendo pleiteado pela Prefeitura, vem ao encontro da necessidade de Paranavaí”, disse a Diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde do município, Carla Daniela de Oliveira.

Para o Ministério da Educação, são exigidos cinco leitos SUS para cada aluno para a iniciação de um curso, e segundo o secretário de Saúde do município, Agamenon Arruda de Souza, Paranavaí já conta com toda a parte de infraestrutura regularizada. “Estamos em uma região de aproximadamente 300 mil habitantes e não temos um curso deste porte. Temos o número de leitos necessário para abrigar o curso, e ainda temos parceria com um hospital em Loanda. Além disso, temos também o hospital que está sendo construído no Jardim Morumbi, que poderá servir como escola. Se somarmos os leitos da Santa Casa de Paranavaí, do hospital de Loanda e do hospital que deve ser inaugurado no ano que vem, temos minimamente 220 vagas”, enfatizou Agamenon.

“Nós precisamos abrir mais cursos de medicina em todo o país. É um caminho irreversível, pois é uma das grandes necessidades atualmente. Acredito que tudo isso é uma questão de tempo para que o resultado seja positivo. Esse grande objetivo esta próximo de ser conquistado, e toda a região noroeste será beneficiada. Assim que conseguirmos, levaremos pessoalmente a Brasília o projeto para que não tenhamos nenhum empecilho daqui para frente”, ressaltou o prefeito Rogério Lorenzetti.

A Diretora do Instituto de Saúde da Unipar, doutora Irinéia Paulina Baretta, enalteceu a organização de Paranavaí para a obtenção do resultado positivo. “Até o momento, de todas as cidades que passei, Paranavaí é a mais organizada para que o curso seja implantado. Existem 33 municípios no Paraná tentando viabilizar o curso, mas o processo está travado no Tribunal de Contas. O edital está pronto, resta o tribunal decidir para que os trâmites tenham avanço”, ressaltou Baretta.

Prefeitura ressalta avanços que permitem a viabilização do curso

“Quando o primeiro projeto foi feito, não atendíamos a todos os requisitos estabelecidos pelos ministérios da saúde e educação. Hoje, a realidade é diferente. Conseguimos os números suficientes de leitos hospitalares, iniciamos um programa de residência médica e aumentamos a área de cobertura do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para 100%. Sem esses números, o curso não sairia do papel”, ressaltou Lorenzetti.

Um dos líderes da Sociedade Civil Organizada que luta para a implantação do curso, o empresário Demerval Silvestre agradeceu o trabalho das lideranças políticas. “O empenho do prefeito Rogério em levar adiante os bons projetos para Paranavaí foi essencial durante esses anos. Além disso, sempre contamos com uma forte parceria com o Governo do Estado, através do Governador Beto Richa. Todos estão mobilizados e motivados para que esse trabalho gere excelentes resultados para nossa cidade. É uma campanha apartidária e que tem como bem maior o crescimento de Paranavaí”, frisou.

O Prefeito e lideranças regionais buscam se reunir nos próximos dias com o Governador Beto Richa e o Secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, para apresentação do projeto e em busca de apoio para que o mesmo tenha prosseguimento.

Mais fotos:

gd_120716083037_reuniao_curso_de_medicina_6_jpg

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

aa

Um comentário

  1. rsrsrsrsrsr engraçado para aparecer na sala do prefeito a agente comunitario aparece para fingir que trabalha um pouco…mas na correria porque que a noite ela tinha que ir viajar pro rio de janeiro fazer a prova de especializção particular que faz tudo pago pela prefeitura autorizado peo secretario de saude rsrsrsrsressa vida boa vai acaba ….que venha novos lideres

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*