Prefeitura faz parcerias para a realização de exames preventivos em mais de 700 alunos da rede estadual

Uma parceria entre a Prefeitura de Paranavaí, o Núcleo Estadual de Educação, a Santa Casa, e a Unespar vai permitir que 781 alunos da rede estadual de ensino realizem cinco exames de prevenção, neste mês de junho. As coletas de sangue serão realizadas em oito colégios, e após os exames, cada aluno vai contar como uma programação física específica, visando a melhora da saúde.

Em abril, após a realização de exames e pesagem, foram constatados que 781 alunos possuem algumas alterações que merecem maior atenção, segundo a secretaria de Saúde. Por isso, a secretaria fez uma parceria com a Santa Casa para que esses exames possam ser realizados em cada alunos. Serão feitos exames de dosagem de: colesterol total, colesterol HDL, triglicerídeos, creatinina e glicose, totalizando mais de 3.900 exames.

Com todos os exames em mãos, os alunos terão um ano de atividades físicas específicas para diminuir os índices alterados. “A parceria com a Unespar vai permitir que os alunos desenvolvam uma programação totalmente voltada à saúde. Nossa intenção é que, ao final de um ano, possamos melhorar os índices que apresentaram risco e melhorar a autoestima de todos”, relatou o secretário de Saúde do município, Agamenon Arruda de Souza.

A enfermeira coordenadora do programa de Saúde do adolescente e na escola, Silvania Maria de Souza, afirmou que a preocupação é dar todo suporte aos alunos. “Os exames serão realizados nas escolas, portanto, nenhum aluno vai ter que se deslocar. Tomamos todo o cuidado para evitar qualquer acidente e, não queremos que eles percam um dia de aula. O apoio e parceria da Santa Casa vai permitir que executemos em cada escola as ações que estão programadas”, disse a enfermeira.

“Essa é a primeira ação propriamente ditada de prevenção que estamos realizando com alunos. Geralmente, corremos atrás do problema, ou seja, quando pessoas já estão doentes e a situação está difícil. Dessa vez, vamos conseguir ajudar muitas famílias”, afirmou Agamenon.

Além disso, há um convênio em elaboração por parte da secretaria de Saúde, que visa a continuação do programa. “Não queremos que esse seja um trabalho isolado e pare na primeira tentativa. Espremamos que as boas ações realizadas por este projeto tenham continuidade e, para que isso fique assegurado para os próximos anos, estamos finalizando um convênio”, ressaltou Silvania.

Confira a programação das coletas nas escolas:

DATA ESCOLA/COLÉGIO QUANTIDADE DE COLETA
13/06/2016 Leonel Franca 78
14/06/2016 Enira Moraes Ribeiro 68
15/06/2016 Adélia Rossi Arnaldi 68
16/06/2016 Unidade Polo 85
17/06/2016 Unidade Polo 85
20/06/2016 Estadual Curitiba 65
21/06/2016 Silvio Vidal 68
22/06/2016 Marins Alves de Camargo 110
23/06/2016 Flauzina Dias Viegas 66
24/06/2016 Estadual de Paranavaí 88

 

Fonte: Secom/Paranavaí

aa

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*