Lorenzetti: “A Guarda Municipal é uma força auxiliar em defesa da vida e do patrimônio público municipal”

Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito
04/02/2016
“Este é um momento histórico que não se repetirá na nossa cidade. A criação de um órgão público é algo único. Nem nos meus melhores sonhos imaginei um dia como este, de poder nomear, durante a nossa gestão, uma corporação da Guarda Municipal. Proteger o patrimônio público compete a todos nós mas, agora, principalmente aos integrantes da nova Guarda Municipal. Sei o que a criança desse órgão representa para a segurança em Paranavaí. A Guarda vai atuar como uma força auxiliar em defesa da vida e do patrimônio público municipal”, destacou o prefeito Rogério Lorenzetti durante a solenidade de nomeação e posse dos 37 candidatos aprovados em concurso para compor a Guarda Municipal de Paranavaí.

A solenidade que deu posse aos integrantes da Guarda Municipal aconteceu nesta quinta-feira (4), no Centro da Juventude, e contou com a presença dos vereadores Josival Moreira, José Galvão e Claudemir Barini, além de secretários municipais, lideranças do Poder Judiciário, representantes dos segmentos ligados à segurança pública e familiares dos novos servidores público municipais.

Durante seu discurso, Lorenzetti elencou agradecimentos a vários parceiros importantes para a concretização da implantação da Guarda Municipal. “O nosso secretário de Fazenda, Gilmar Pinheiro, foi quem lançou a ideia na Prefeitura para a implantação da Guarda, e esta ideia gerou uma série de ações que nos fizeram chegar até este dia de hoje. Temos que agradecer também ao Major Paschoal e toda a corporação da PM, que enfrentaram todos os desafios conosco. Ao governador Beto Richa, que deu anuência para consolidarmos o convênio com a Polícia Militar para o treinamento, e o deputado estadual Tião Medeiros, que intermediou todo esse processo. Às famílias, que têm dado todo o suporte para a persistência de cada um dos Guardas Municipais para chegarem até aqui”.

E completou: “É muito difícil ter uma corporação armada. Há uma série de restrições que precisam ser consideradas, porque a pessoa armada tem o poder de decidir sobre a vida de outra pessoa. Por isso, sempre que vocês tiverem uma decisão difícil para tomar, pensem no que seus instrutores ensinaram. Estou certo de que a Guarda Municipal só trará alegrias para Paranavaí. Cumpram seu dever e que Deus proteja a cada um de nós para que possamos cumprir a nossa missão de fazer o melhor por nossa cidade”.

Lideranças – “Primeiro quero parabenizar a todos os novos servidores públicos municipais. A posse é importante, é um momento bonito, mas sabemos os desafios que ainda temos pela frente. Agora cabe a vocês a responsabilidade de manter a Guarda funcionando e fazer dar certo. Tive a felicidade de, em 2012, participar de todo o processo para a votação na Câmara, para aprovação da implantação da Guarda Municipal. Este trabalho que fizemos em Paranavaí foi diferenciado, com um convênio e uma parceria sólida com a Polícia Militar. Outros municípios implantaram a Guarda sem todo esse processo que fizemos, e agora estão voltando todo mundo para os Cursos de Formação. Nosso desejo é que nossa Guarda aumento daqui para frente, e que possamos trazer ainda mais segurança para nossa cidade”, enfatizou o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Nivaldo Mazzin.

O vereador Claudemir Barini, que representou a Câmara Municipal, reconheceu que “muitos se empenharam para estarmos vivendo esse sucesso tão grande em nossa cidade. Vivemos hoje um dos momentos mais importantes para Paranavaí. Quando falamos em segurança pública, vemos tantas coisas ruins acontecendo no Brasil. Mas quando olhando para vocês e vemos a felicidade e satisfação de poder cuidar de quase 100 mil pessoas, isto é gratificante. A Câmara apoiou a ideia desde o início e continuamos à disposição para lutar sempre pelo sucesso da nossa cidade. Temos que acreditar que podemos dar sempre o melhor de nós para a população”.

“Foram muitas lutas, decisões difíceis a tomar durante todo esse processo de formação. O curso exigiu de cada um muita dedicação e empenho. Mas a parte difícil começa agora, porque a cobrança da comunidade e das autoridades virá. Olhamos para cada um dos Guardas Municipais hoje e enxergamos um apoio, um companheiro ombreado com a polícia para proteger nossa cidade. Meu desejo é que vocês possam ajudar muito a comunidade, porque ela precisa e merece. Tenho certeza de que vocês darão a resposta positiva necessária para atender aos anseios da população”, encorajou o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Major Ademar Carlos Paschoal.

O delegado chefe da Polícia Civil, Luiz Carlos Manica, finalizou dizendo que “esta é uma data muito importante para Paranavaí. Implantar uma Guarda Municipal não é uma tarefa fácil. É preciso um ato de coragem e muito empenho. Coragem e empenho não faltaram ao prefeito Rogério e a todos os envolvidos neste trabalho. A PM fez um treinamento rigoroso que preparou os nossos Guardas Municipais para o trabalho do dia a dia. Queremos trabalhar em conjunto para obtermos sucesso. Agora, todos nós – Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal – temos a missão de manter o índice de criminalidade tolerável em Paranavaí. Este é o compromisso que vocês assumem hoje”.

Os 37 Guardas Municipais já começaram os serviços em sistema de escala assim que a solenidade de nomeação e posse foi encerrada.

Mais foto:

201602041753 201602041756 201602041753 201602041756 Ank7WPw1kAK_4UD5o7RwGPfOqbKAHsb9tEAt_mRwup0s AuSY6pparPQhn3IGnU4DRPg4jP84crrLMZ_K8D7PHBBn

 

 

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

 

ALTOPAR NOVO

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*