Blog Joaquim de Paula

Geremias Steinmetz é empossado arcebispo metropolitano de Londrina

Muita emoção marcou a celebração de posse do arcebispo metropolitano de Londrina, dom Geremias Steinmetz, que antes respondia pela Diocese de Paranavaí. A cerimônia reuniu aproximadamente 5.000 fiéis, no último sábado.
Participaram da solenidade a mãe de Steinmetz, Ana Maria Bierger Steinmetz, e familiares de Sulina (PR), uma caravana de Paranavaí, autoridades, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas da arquidiocese de Londrina e bispos de todo o Paraná.
Dom Geremias Steinmetz foi nomeado no dia 14 de junho pelo papa Francisco. Ele será responsável por comandar 84 paróquias, sendo o seu presbitério composto por 78 padres diocesanos, 74 religiosos, 77 diáconos permanentes, 23 congregações femininas e 480 funcionários leigos.
A cerimônia, que se iniciou às 15 horas, teve momentos marcantes, como o báculo que Steinmetz recebeu das mãos do arcebispo antecessor, dom Orlando Brandes, de Aparecida (SP), e do administrador apostólico, dom Manoel João Francisco, de Cornélio Procópio (PR).
A emoção também tomou conta dos fiéis quando a mãe do novo arcebispo metropolitano de Londrina levou a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o altar. Ela estava acompanhada por representantes da juventude católica.
Durante a celebração, dom Geremias Steinmetz enfatizou: “A arquidiocese tem uma grande caminhada. Já percebi aqui leigos muito bem preparados, com conhecimento nas questões da Igreja”. E continuou: “Tenho no coração a vontade de trazer para Londrina, como já foi feito em outros tempos, o melhor da discussão pastoral no Brasil e no mundo, e fazer com que nossas lideranças consigam acompanhar esse pensamento” concluiu.
O prefeito Marcelo Belinati (PP) também participou da cerimônia e deu boas-vindas ao novo arcebispo. “O itinerário missionário já percorrido pelo senhor indica que seu pastoreio será de muita dedicação e de frutos. Seja muito bem-vindo” disse.
O padre Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação evangelizadora de Londrina e responsável pela cerimônia de posse, falou sobre a importância da presença de dom Geremias Steinmetz no avanço da caminhada de leigos na Igreja de Londrina. “A vinda de dom Geremias é uma escolha de Deus e eu estou com o meu coração muito feliz”.
Já os padres da Diocese de Paranavaí, presentes na celebração, falaram do grande pastor que foi dom Geremias Steinmetz durante os seis anos e dois meses na cidade.
GEREMIAS STEINMETZ – Nascido em 26 de fevereiro de 1965, em Sulina (Sudoeste), dom Geremias Steinmetz entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey aos 12 anos. Em 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre. 
Foi vigário paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e diretor do Instituto Sapientia de Filosofia. 
Fez mestrado em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma, e foi nomeado bispo em março de 2011, assumindo a Diocese de Paranavaí. Também foi eleito vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB e bispo referencial da Cáritas Regional.

Fonte: Diário do Noroeste

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*