A secretária de Educação de Paranavaí, Cida Gonçalves destacou que “o João Pedro concorreu com milhares de trabalhos de todo o estado e do país, e hoje se consagra como o melhor do Brasil. Para nós isso é um grande orgulho. Isso demonstra que ele é um artista, que tem muito talento e vale a pena ser matriculado agora em uma escola de desenho, para que ele desenvolva ainda mais esse talento”.

Estudante de Paranavaí vence etapa nacional do Concurso Cultural 2016 do Instituto Sicoob

O estudante paranavaiense João Pedro Zarelli, de apenas 9 anos de idade, venceu a etapa nacional do Concurso Cultural 2016, promovido pelo Instituto Sicoob. O menino, que é aluno do 3º ano da Escola Municipal Cecília Meireles (orientado pela professora Geraldina Prado Padovezi) recebeu o prêmio pelo melhor desenho do país durante o Cooper Jovem, um evento para mais de mil pessoas ligadas à Educação, realizado nesta sexta-feira (7) no Teatro Marista, em Maringá.
O Concurso Cultural é uma das ações de Educação Cooperativista desenvolvida pelo Instituto Sicoob, que tem como finalidade disseminar o conceito de cooperação para crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Este ano, em sua 6ª edição, participaram mais de 20 mil alunos e 240 escolas dos estados do Paraná, Pará, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Enquanto os alunos do 3º ano foram estimulados a criarem desenhos, os do 5º ano produziram redações, todos trabalhos sob o mesmo tema: “Cooperação – a minha comunidade é importante”.
O aluno João Pedro Zarelli ficou em 1º lugar já na etapa local. Como prêmio, ele e a professora Geraldina ganharam uma poupança no valor de R$ 200 cada. Em agosto, cada Estado teve sua etapa regional (fase estadual). Nesta etapa, João Pedro desbancou 17.547 alunos inscritos e foi o vencedor da categoria desenho no Paraná. Como prêmio, ele levou para casa um Tablet. Sua professora ganhou uma poupança no valor de R$ 500. Agora, na fase nacional, o estudante paranavaiense ganhou um notebook.
Muito tímido, o João Pedro pediu para a mãe, Sílvia Cabreira, explicar o que ele quis expressar no desenho. “O desenho dele representou basicamente o cooperativismo. Ele quis expressar que com a ajuda de todos, é possível conseguir muitas coisas. Ele desenhou uma casinha, onde todos da comunidade estavam ajudando a construir com tijolos e areia, e cada tijolo representava um aspecto de desenvolvimento, como a educação, a saúde, etc. Ele se esforçou, se dedicou muito e conquistou esse prêmio”, explicou a mãe.
O orgulho também estava estampado no rosto do pai, Joel Zarelli. “É uma emoção indescritível. Isso vem para demonstrar que a educação, o esforço, o incentivo à criança, refletem positivamente no futuro. Nós fazemos todo o esforço para que ele se desenvolva da melhor maneira possível em seus estudos, e isso já trouxe essas conquistas a nível municipal, estadual, e agora nacional. Isso é muito gratificante, emocionante para nós que somos pais. E Paranavaí também ganha.
Prestígio das lideranças – “Este é um prêmio muito importante. Paranavaí fica orgulhosa com a conquista do João Pedro. Ele está levando o nome da nossa cidade para todo o Brasil. O trabalho dele representa o que nós temos de melhor; isto significa um grande reconhecimento à qualidade da Educação que os nossos professores oferecem às crianças em Paranavaí”, discursou o prefeito Rogério Lorenzetti durante a entrega do prêmio ao aluno paranavaiense.
A secretária de Educação de Paranavaí, Cida Gonçalves destacou que “o João Pedro concorreu com milhares de trabalhos de todo o estado e do país, e hoje se consagra como o melhor do Brasil. Para nós isso é um grande orgulho. Isso demonstra que ele é um artista, que tem muito talento e vale a pena ser matriculado agora em uma escola de desenho, para que ele desenvolva ainda mais esse talento”.
Para o presidente do Sicoob Noroeste, Rafael Cargnin Filho, “é fundamental valorizar os grandes talentos. Paranavaí tem muitos talentos e é um momento como este que a gente descobre esse talento. O Sicoob é hoje um incentivador, assim como a Prefeitura de Paranavaí”.
Este é o terceiro ano que Paranavaí participa do Concurso Cultural organizado pelo Instituto Sicoob. “Todos os anos nossos alunos conqiustam prêmios. Os professores trabalham o conteúdo proposto em sala de aula desde o mês de abril, com material de apoio fornecido pelo Sicoob, como gibis, revistinhas, etc. A novidade este ano foi a criação também da etapa nacional, e para nós é um orgulho ter um dos alunos da nossa rede municipal como vencedor, representando Paranavaí em todas as regionais do Sicoob espalhadas pelo Brasil”, enfatizou a supervisora pedagógica da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Sônia Costa Brum.

Fonte: SECOM

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*