Controladores de avanço de sinal em 10 cruzamentos de Paranavaí Foto: Fabiano Fracarolli

Em Paranavaí “Furões” começam a multar

Entram em operação nesta segunda-feira mais oito controladores de avanço de sinal, os chamados “furões”. Esses equipamentos vão flagrar motoristas que atravessam os cruzamentos sem obedecer os semáforos.
É quase comum em Paranavaí, motoristas acelerarem antes de o semáforo estar no verde. Com os “furões”, a Secretaria de Segurança e Trânsito quer disciplinar esses motoristas.
Ao todo, serão 10 os cruzamentos a contarem com o equipamento de fiscalização de trânsito, informa a Secretaria. Dois já estavam em funcionamento desde outubro de 2017.
A Secretaria de Trânsito divulgou nesta semana que a escolha dos locais para instalação dos equipamentos levou em conta dados estatísticos daqueles cruzamentos que já possuem semáforos, mas que ainda contavam com alto índice de acidentes. 
Os “furões” não fazem aferição de velocidade, apenas verificam se o veículo passou corretamente no semáforo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece em seu art. 208 que o avanço de sinal vermelho é infração gravíssima (multa de R$ 293,47) e o condutor infrator soma sete pontos na carteira. 
Já aqueles condutores que param sobre a faixa, cometem a infração prevista no art. 183 do CTB, considerada uma infração média (multar de R$ 130,16) somando quatro pontos na carteira.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – Os controladores de avanço de sinal farão autuações somente das 6h às 23h, mas isso não quer dizer que o motorista pode passar no sinal vermelho fora desse horário. O equipamento fará imagens durante as 24 horas e em um eventual acidente, o condutor infrator poderá ser identificado e possivelmente punido. 
Durante a madrugada, por questão de segurança, o motorista pode até avançar o sinal, desde que esteja bem lento, certificando-se de que não vem veículo da outra via. A recomendação é que o motorista ao ver o sinal vermelho, reduza a velocidade até chegar no semáforo com a luz verde, evitando problemas.
A Secretaria de Trânsito lembra que, em determinadas situações, o condutor poderá transpor o sinal vermelho, como é o caso para dar passagem para veículos de emergência. (Com ass./Pref.)

Os novos “furões” estão instalados nos seguintes cruzamentos:

– Avenida Heitor de Alencar Furtado x Avenida Tancredo Neves
– Avenida Heitor de Alencar Furtado x Rua Luiz Spigolon
– Avenida Heitor de Alencar Furtado x Rua Miljutin Cogej
– Avenida Heitor de Alencar Furtado x Rua Amazonas
– Avenida Rio Grande do Norte x Rua Guaporé
– Avenida Rio Grande do Norte x Rua Souza Naves
– Avenida Paraná x Rua Antônio Felipe
– Avenida Paraná x Avenida Marechal Cândido Rondon
Os dois primeiros equipamentos instalados em outubro do ano passado estão nos cruzamentos da Heitor de Alencar Furtado com a Ettore Giovine (em frente à rodoviária); e na Luiz Spigolon com a Pernambuco.

Fonte: Diário do Noroeste

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*