Chama Olímpica foi acesa e passará por Maringá no dia 29 de junho

Representada como símbolo da paz, da união e da amizade, a Chama Olímpica Rio 2016 foi acesa às 6h53 desta quinta-feira (21), no Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia, marcando o início da celebração dos Jogos Olímpicos. Em Maringá, Tocha Olímpica passará no dia 29 de junho, às 9h30. O evento é promovido pelo Comitê Rio/2016 com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), junto com as Secretarias da Educação (Seduc), de Trânsito e Segurança (Setrans) e de Cultura (SEMUC).
A chama desembarca no Brasil no dia 3 de maio e fará um percurso de 95 dias, viajando por mais de 300 cidades, sendo levada por cerca de 12 mil portadores. A cidade de Brasília será a primeira a receber a tocha dos Jogos Olímpicos, sendo o destino final o município do Rio de Janeiro, onde ocorre a cerimônia de abertura no dia 5 de agosto. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos.
O secretário de Esportes e Lazer, Rony Bergamasco, mencionou a importância do evento para a cidade. “A Cidade Canção possui uma estrutura esportiva muito boa e será palco de um grande espetáculo promovido em todos os cantos do país. Contamos com o apoio da população para juntos prestigiarmos este dia, que contará com diversas atividades de entretenimento”, destaca.
No Paraná

    No dia 28 de junho a tocha chegará ao Paraná com a primeira parada em Londrina. No dia seguinte, segue pelas cidades de Arapongas, Maringá, Campo Mourão e Cascavel. Dia 30 passará em Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu até chegar em Foz do Iguaçu. Em 2 de julho o percurso é retomado e cruza os municípios de Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco. Em 14 de julho, a tocha segue nas cidades de São José dos Pinhais e Curitiba. Já nos dias 15 e 16 é a vez dos municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa e Castro, receberem a chama Olímpica.

A Tocha Olímpica

    Considerada um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos, a chama é conduzida através das Tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para a cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos. Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.

 Fonte: maringa.pr
parceiros 01

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*