Cerca de 400 alunos da rede municipal participam da Semana de Matemática do Sesc

Começou na última terça-feira (7) e termina nesta sexta (10) a segunda edição da Semana de Matemática do Sesc, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Durante a semana, cerca de 400 alunos dos 4ºs e 5ºs anos das escolas da rede municipal estão participando de atividades lúdicas e jogos matemáticos. A Semana de Matemática faz parte do Projeto Futuro Integral, desenvolvido pelo Sesc dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) em Educação.

“A Semana da Matemática é um projeto corporativo do Sesc, que acontece em todas as unidades do Paraná simultaneamente, com o objetivo de trabalhar o raciocínio lógico através de jogos, oficinas, para despertar a rapidez de se fazer um cálculo e para que as crianças possam entender a importância da matemática no nosso cotidiano. A proposta do projeto é trabalhar a ludo-pedagogia, onde as crianças participam de atividades lúdicas e aprendem enquanto brincam. As crianças gostam muito, porque a maioria das atividades são competições de raciocínio, como o jogo da velha gigante (humano), o bingo matemático, o twister, tudo voltado para a questão da matemática. Os jogos são monitorados por todos os orientadores do Sesc que trabalham com raciocínio lógico e letramento. Temos também uma exposição sobre o Malba Tahan, que é um literário matemático, que embasa toda esta proposta de trabalho, já incentivando os alunos também para a questão textual”, explica a técnica de atividades em Educação do Sesc Paranavaí, Tânia Volpato.

Segundo a supervisora do Departamento de Matemática e Ciências da Seduc, Maria Nilzete Carvalho de Oliveira, “a Secretaria de Educação tem uma preocupação em que os professores trabalhem cada vez mais o lúdico através dos jogos, introduzindo conteúdos de forma prazerosa. As crianças se envolvem muito e desenvolvem estratégias para chegar a determinados resultados, e isso é muito positivo. Percebemos que há um aprendizado bem superior ao que eles aprendem em sala de aula, justamente porque eles aprendem de forma lúdica, enquanto brincam. Tudo que é feito de forma prazerosa tem um resultado melhor. A intenção é levar este projeto para as escolas, principalmente as de período integral, onde os professores podem aplicar as atividades com as crianças no período da tarde. Também queremos estender o projeto para alunos de outras turmas de 1º, 2º e 3º ano, além de promover uma capacitação com professores, agentes de apoio educacional e estagiários para que atividades como estas possam ser desenvolvidas também no ambiente escolar, em sala de aula”, frisa.

Mais fotos:

gd_090616151848_semana_da_matematica_no_sesc_9_jpg gd_090616151848_semana_da_matematica_no_sesc_10_jpg gd_090616151848_semana_da_matematica_no_sesc_12_jpg

Fonte: Secom/Paranavai

aa

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*