Imagem da Internet

Capacitação para manejo de Sífilis

A 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, através do Programa de Controle das IST/Aids, promove hoje e amanhã, das 8h às 17h a capacitação denominada “Manejo da Sífilis nos Serviços de Saúde”. O treinamento é voltado para médicos e enfermeiros das cidades da região de Paranavaí. 
Como destaca Maria da Penha Francisco, da Vigilância em Saúde, a capacitação é uma resposta a essa prioridade, pois objetiva oferecer formação aos profissionais envolvidos, para uma abordagem adequada ao paciente. 
São aspectos como realização dos testes e tratamento adequado da doença, com acompanhamento dos pacientes, suas titulações e cura.
Nos dois dias a equipe de palestrantes contará com as seguintes profissionais: Maria da Penha Francisco – Especialista em Análise de Saúde; Lara de Carvalho Gral – Médica, com especialização em Saúde da Família, profissionais da Divisão de Vigilância em Saúde na 14ª RS. Também compõe o grupo a médica Infectologista do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde – SINAS – e da Santa Casa de Paranavaí, Gislaine Herédia. 
Maria da Penha complementa que são várias as iniciativas visando implementar estratégias para ampliar o acesso ao diagnóstico Sífilis, tratamento e consequentemente seu controle e/ou sua eliminação. No momento esta é uma prioridade no Paraná.
O diagnóstico na fase de pré-natal, por exemplo, possibilita que sejam realizadas intervenções durante a gestação e o parto, reduzindo assim a transmissão vertical (da mãe para o filho). Paralelamente permite que populações vulneráveis tenham acesso ao tratamento e medidas de prevenção. 
O Ministério da Saúde cumpre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS – que são equidade e integralidade da assistência, bem como da universalidade de acesso aos serviços de saúde.

Fonte: Diário do Noroeste

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*