Imagem da Internet

Campanha Nacional incentiva diálogo aberto para prevenir suicídio

Estamos no mês internacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Setembro Amarelo, que acontece no Brasil desde 2015, são desenvolvidas ações de alerta para a população sobre a realidade do suicídio em todo o mundo e quais as formas de prevenir esses casos. Este ano, o tema da campanha nacional é “Falar é a melhor solução”, incentivando o diálogo aberto para ajudar as pessoas que pensam em suicídio. 

“Paranavaí está entre os principais municípios do Estado com registro de casos de suicídio ou violências autoprovocadas. Ano passado tivemos sete casos de suicídio em nossa cidade. A orientação é para que as pessoas observem comportamentos suspeitos de autoagressão e de tentativas de suicídio de seus familiares, vizinhos e amigos, e procure seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou a UBS referência e fale sobre o assunto. Assim, as equipes da atenção básica podem colaborar com a prevenção do suicídio ou autoagressão”, explica a coordenadora do Estratégia Saúde da Família (ESF) de Paranavaí, Giselli Pasqualetto de Oliveira. 

O suicídio é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) um problema de saúde pública, especialmente se considerarmos a situação do tabu e do aumento no número de vítimas de suicídio ano a ano. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia vítimas de suicídio, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. 

“É um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Mas, segundo a OMS, 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos se a pessoa receber ajuda e atenção de quem está à sua volta”, destaca a coordenadora do ESF. 

No Paraná existe um Centro de Controle de Envenenamentos para apoio aos profissionais de saúde e também para a população. Este Centro conta com uma equipe especializada que ajuda no direcionamento dos casos de tentativa de suicídio e autoagressão. O telefone é o 0800-410148 e a ligação é gratuita. Mais informações também podem ser obtidas no site www.setembroamarelo.org.br

Fonte:  Prefeitura de Paranavaí

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*