Foto: Fabiano Vaz Fracarolli

Calor no inverno. Temperatura chega aos 37 graus em Paranavaí

O inverno ainda não terminou, mas a temperatura em Paranavaí tem chegado aos 37 graus centígrados. Foi o que aconteceu ontem, por volta das 15h30, conforme registro feito no site do Simepar (www.simepar.br). E é o que está previsto para a próxima sexta-feira (15). Até lá, os termômetros deverão marcar de 22 a 37 graus.
O meteorologista Samuel Braun explicou que uma massa de ar quente e seco predomina sobre grande parte do Brasil há vários dias. Isso causa o chamado bloqueio atmosférico, ou seja, o impedimento ao avanço da frente fria. O resultado é a elevação da temperatura.
E se a tendência é que os próximos dias sejam quentes, pode até haver marcas recordes nos termômetros. Historicamente, a maior temperatura para o mês de setembro foi registrada em 2004, 38,3 graus. Em 2012, os termômetros chegaram perto, 38,1 graus. Depois disso, em 2015, 37,1 graus. Em 2016, 36,2.
De acordo com Braun, pode haver variações para cima ou para baixo, dependendo da interferência de fatores climáticos. Significa que existe a possibilidade de Paranavaí ter temperaturas ainda mais altas do que as registradas em anos anteriores. Ou não.
PREVISÃO – Segundo o site do Simepar, o céu permanecerá claro nesta terça-feira, com temperaturas variando de 22 a 35 graus. Na quarta e na quinta-feira, céu com poucas nuvens e variação de 23 a 36 graus. A sexta-feira deverá ser mais um dia de poucas nuvens e termômetros marcando de 23 a 37 graus.
PRIMAVERA – O inverno, estação mais fria do ano, se estenderá até 22 de setembro. Nessa data, às 17h02, terá início a primavera, caracterizada pelo aquecimento da temperatura em relação à estação anterior. Geralmente, faz menos calor do que no verão.

Fonte: Diário do Noroeste

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*