Foto: Fabiano Vaz Fracarolli

Ar seco causa problemas de saúde. Médico ensina a amenizar os efeitos

A umidade relativa do ar continua baixa na região de Paranavaí. Na tarde de ontem, o índice chegou a 26%, de acordo com informações do Simepar (www.simepar.br). Significa que há maior quantidade de partículas de poeira, fumaça e poluição suspensas no ar.
O resultado dessa combinação pode ser uma série de problemas de saúde. O médico Michel Abrão explicou que essas condições de tempo provocam ressecamento das mucosas dos olhos, do nariz e da garganta, ocasionando irritações.
Pessoas com doenças respiratórias, tais como, rinite, bronquite e asma, ficam mais suscetíveis aos efeitos da baixa umidade relativa do ar. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados. A aplicação de soro fisiológico no nariz e colírio nos olhos pode ser uma alternativa eficaz.
Abrão afirmou que utilizar recipientes com água ou toalhas molhadas torna os ambientes mais umedecidos. Aparelhos umidificadores de ar também são recomendados, desde que o período de uso não ultrapasse 12 horas diárias, o que evitará a proliferação de fungos pelo ambiente.
Mas o mais importante dos cuidados, disse o médico, é ingerir bastante líquido. Ele recomendou que sejam pelo menos dois litros de água por dia. O consumo de frutas também é aliado. Abrão sugeriu frutas ricas em água, por exemplo, melão e melancia.

Tempo continua quente em Paranavaí
Ontem foi mais um dia de temperatura elevada em Paranavaí. O Simepar chegou a registrar 38,9 graus centígrados na cidade, por volta das 16 horas. O calor foi ainda mais forte do que na quinta-feira (14), que teve 38,7.
Até então, o valor mais alto identificado em Paranavaí durante o mês de setembro tinha sido em 2004, quando os moradores enfrentaram calor de 38,3 graus. 
A explicação para as altas temperaturas durante o inverno – que deveria ser a estação mais fria do ano – está no chamado bloqueio atmosférico, fenômeno meteorológico que impede o avanço de frentes frias. Por isso, o tempo permanece quente e seco.
Para os próximos dias, mais calor. A previsão é que de hoje até a próxima terça-feira (19), a temperatura mínima em Paranavaí seja 21 graus e a máxima, 35. Os dias deverão ter céu com poucas nuvens.

Fonte: Diário do Noroeste

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*