erminou nesta quinta-feira (17), em Apucarana, região norte do Estado, a 29ª edição da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná da divisão B. Durante sete dias, aproximadamente 2.500 atletas de 84 municípios competiram em nove modalidades. Foto: Divulgação Jojups

Apucarana encerra Jogos da Juventude da divisão B

Terminou nesta quinta-feira (17), em Apucarana, região norte do Estado, a 29ª edição da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná da divisão B. Durante sete dias, aproximadamente 2.500 atletas de 84 municípios competiram em nove modalidades. Além do bom desempenho para premiar o trabalho realizado durante o ano, das medalhas de ouro, eles também brigavam pela ascensão para a divisão A de 2017 prevista a todos os campeões das coletivas.

Apucarana deverá, em 2017, receber duas competições importantes do calendário oficial da Secretaria estadual de Esporte e Turismo, que organiza os Jogos Oficiais do governo do Paraná. A cidade manifestou o interesse em receber as finais dos Jogos Escolares da classe A e Jogos Abertos da divisão A.

O município tem sido um dos grandes parceiros do governo do Paraná nos Jogos Oficiais. Em 2016, a cidade recebeu as fases finais dos Jogos Escolares da classe B, Jogos Abertos da Divisão B e Projeto Bom de Bola e agora os JOJUPs.

O governador Beto Richa disse que o número de participantes, o congraçamento comunitário, o envolvimento de vários setores (inclusive do setor econômico) em todos os municípios que tiveram atletas presentes, principalmente no município-sede, Apucarana, e a evolução do ponto de vista especialmente esportivo, demonstram o sucesso que foi esta edição do Jojups. “Só tenho que parabenizar, efusivamente, a todos que de uma forma ou outra participaram dos Jogos”, declarou.

Segundo Emerson Venturi, coordenador geral dessa fase final, Apucarana mais uma vez mostrou que possui uma identidade muito forte com o esporte paranaense e não mediu esforços que os jogos transcorressem sem contratempos. “Avaliamos que mais uma competição foi concluída com sucesso”, afirmou.

A secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Apucarana, Jossuela Martins Pirelli Pinheiro, disse que a cidade só ganhou com a realização dos jogos oficiais neste ano, pois diversos setores tiveram retorno.

O secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, parabenizou os participantes. “Todos contribuíram para mais este evento de sucesso, professores, dirigentes, familiares e, especialmente, os atletas, que demonstraram persistência, companheirismo e, acima de tudo, respeito aos colegas”, disse.

O secretário agradeceu a parceria de Apucarana e lembrou que este foi o quarto evento esportivo sediado pelo município este ano. De acordo com dados do município, cerca de 18 mil visitantes, entre atletas, técnicos, professores e familiares estiveram em Apucarana durante os eventos. “Isso ajuda no comércio local, movimenta o restaurante, a gastronomia como um todo, o comércio de brindes, presentes, confecções, enfim, 52 tipos de atividades econômicas são movimentadas pelo turismo”, comentou Fabrício. “Os jogos também têm esse papel. É uma integração do esporte com o turismo”, concluiu.

CASCAVEL CONQUISTA O TÍTULO GERAL – No último dia de jogos, as cidades que conquistaram os títulos automaticamente garantiram a ascensão para a divisão A do ano que vem, condição que dispensa a participação nas fases regionais do próximo ano. Cascavel, que venceu no handebol masculino conquistou também o título geral dos Jogos somando 39 pontos, apenas cinco a mais que Ponta Grossa e nove a mais que São José dos Pinhais, terceira colocada.

Nas últimas decisões, no basquetebol masculino, Cambé conquistou o título ao derrotar Pinhão por 75 a 47. Pinhão havia conquistado o título no feminino ainda na sexta-feira.

No futsal masculino, Medianeira empatou em 2 a 2 no tempo normal com Ivaiporã e venceu por 5 a 4 pênaltis para garantir o troféu. No feminino, Nova Fátima foi a campeã com vitória por 4 a 1 sobre Nova Esperança.

No futebol, Londrina conquistou o título derrotando Ponta Grossa 3 por 3 a 0.

No handebol masculino Cascavel venceu Londrina por 22 a 19 e faturou ou ouro. No feminino, Maringá derrotou por 24 a 18 para levantar a taça.

No voleibol feminino, Guarapuava garantiu o título com vitória por 3 sets a 0 sobre Pinhais (25/17-25/11-25/6). No masculino, Pinhais foi quem levantou a taça superando Arapongas em 3 sets a 2.

O xadrez também apontou os últimos campeões na categoria convencional. Piraí do Sul faturou o título no masculino e São José dos Pinhais, no feminino. (Confira abaixo galeria completa de campeões).

Os Jogos da Juventude são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo em parceria com o município de Apucarana.

GALERIA DE CAMPEÕES 2016

Basquetebol MB –

Basquetebol FB – Pinhão

Futsal MB – Medianeira

Futsal FB – Nova Fátima Nova Esperança

Futebol MB – Londrina Ponta Grossa

Handebol MB – Cascavel

Handebol FB – Maringá

Handebol de areia MB – Marechal Cândido Rondon

Handebol de Areia FB – Alto Paraná

Voleibol MB – Pinhais

Voleibol FB –Guarapuava

Vôlei de praia MB – São Jorge do Ivaí

Vôlei de praia FB – Toledo

Xadrez relâmpago FB –

Tabuleiro 1 – Joana Lisboa da Cunha – São José dos Pinhais

Tabuleiro 2 – Catarina de Oliveira Miranda – Siqueira Campos

Tabuleiro 3 – Maria Luiza Ferreira de Souza – São José dos Pinhais

Tabuleiro 4 – Giovana Eduarda Pavlak – Ponta Grossa

Xadrez relâmpago MB –

Tabuleiro 1 – Jesse Emanoel Lorensetti – Toledo

Tabuleiro 2 – Eric Juliani Kihara – Paranavaí

Tabuleiro 3 – Lucas de Souza Milesky – Piraí do Sul

Tabuleiro 4 – Guilherme Machado Loureiro – Piraí do Sul

Xadrez rápido MB

Tabuleiro 1 – Douglas Rentz Staron – Piraí do Sul

Tabuleiro 2 – Gustavo Alves Braz – Ibiporã

Tabuleiro 3 – Lucas de Souza Milesky – Piraí do Sul

Tabuleiro 4 – Matheus Felipe Donato Seraphim – Campo Mourão

Xadrez rápido FB

Tabuleiro 1 – Maria Luiza Ferreira de Souza – São José dos Pinhais

Tabuleiro 2 – Joana Lisboa da Cunha – São José dos Pinhais

Tabuleiro 3 – Jhulia Vitória Felix – Ponta Grossa

Tabuleiro 4 – Fabiana Tonse Maciel – Ponta Grossa

Xadrez convencional MB – Piraí do Sul

Xadrez convencional FB – São José dos Pinhais

 

Fonte: Agencia Estadual de Notícias

 

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*