O projeto existe desde 2001 e funciona numa das salas do prédio da Prefeitura na Praça dos expedicionários, no Jardim São Jorge. O espaço é cedido pela Prefeitura Municipal

Aciap, Rotary, Sesi e Prefeitura – Parceria viabiliza curso profissional de corte e costura industrial

Uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Rotary Paranavaí Arenito, Associação de Senhoras de Rotarianos, Sesi e a Prefeitura de Paranavaí está permitindo que senhoras em situação vulnerável ganhe uma profissão. A parceria está formando, anualmente, entre 50 e 60 costureiras industriais. “Muitas saem daqui já empregadas”, conta a coordenadora do projeto e atual presidente do Rotary Arenito, Eugênia Ceres Rauen Costa Monteiro.

Os novos profissionais são formados em cursos gratuitos com uma média de 20 alunos cada. São realizados três cursos ao ano, com quatro meses de duração. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas.

O projeto existe desde 2001 e funciona numa das salas do prédio da Prefeitura na Praça dos expedicionários, no Jardim São Jorge. O espaço é cedido pela Prefeitura Municipal.

O Rotary Arenito cede as máquinas de costura, a Associação das Senhoras de Rotarianos organiza os cursos, o Sesi fornece o instrutor e a ACIAP faz a aquisição dos tecidos necessários para as aulas práticas. Ao final do curso todas as peças produzidas são entregues às entidades que viabilizam o curso, que escolhem uma ou mais entidades beneficentes, que recebem as roupas. Esta semana aconteceu uma nova entrega das peças produzidas no curso para os organizadores, que em breve as repassará à instituições ainda a ser escolhida. A cada curso é produzido cerca de 150 peças.

De acordo com Ceres Monteiro, a iniciativa deste modelo de projeto é do Rotary Internacional, que financiou as máquinas de costuras como chamado “subsídio equivalente” em parceria com clubes de Rotary do Japão.

Para fazer a aquisição dos tecidos, a ACIAP utiliza uma contribuição social de dois reais que é cobrada de todos os associados junto com as mensalidades. Para Ceres, que também é diretora da entidade, esse recurso é “muito bem aplicado”, pois está qualificando mão de obra no município, uma das demandas dos empresários.

Mais fotos

Parceria-A-cada-curso-são-produzidos-em-média-150-peças- Parceria-Peças-produzidas-com-máquinas-fianciadsas-pelo-Rotary-

Fonte: Blog Joaquim de Paula

Um comentário

  1. Olá gostaria de saber quando vai estar disponível o curso de corte e costura gratuito. Desde já obrigado.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*