EXPO PARANAVAÍ

3º Fórum de Desenvolvimento Territorial do CICA acontece na sexta-feira

O Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA) vai promover na próxima sexta-feira, dia 10, o 3º Fórum de Desenvolvimento Territorial com os municípios consorciados. Com o objetivo de trocar experiências e fortalecer o consórcio, o fórum tem parceria com a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná e acontece no Parque de Exposições, com início às 8h30.

 

Fundado em 2012 com o objetivo de obter a destinação correta dos resíduos sólidos dos entes consorciados, o CICA tem se desenvolvido e com a nova gestão do prefeito de Paranavaí e presidente do consórcio, Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), busca se consolidar como consórcio do Meio Ambiente e crescer na área de infraestrutura.

 

“Procuramos desenvolver boas ações voltadas ao meio ambiente e ter embasamento para nossas ações. A participação de palestrantes experientes ajuda a entender casos que vem dando certo e que podemos ter como modelo. É um bom momento para evoluirmos regionalmente e alçarmos novos horizontes fazendo do CICA um consórcio mais abrangente”, disse KIQ.

 

O CICA desenvolve 26 atividades e entre elas estão: fóruns de desenvolvimento territorial, projeto educação ambiental, licitação compartilhada, ICMS ecológico e auxílio na destinação correta dos resíduos sólidos.

 

“O CICA tem a missão de promover a integração entre os municípios consorciados com soluções sustentáveis para a sociedade, além de contribuir para gestões mais ágeis e eficientes da administração pública para garantir o acesso da população a serviços de qualidade. Esse fórum é mais uma oportunidade para colocarmos isso em prática”, disse o secretário-executivo do CICA, Flávio Antunes.

 

Atualmente, o consórcio conta com 13 municípios: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica.

 

Confira a programação completa do 3º Fórum de Desenvolvimento Territorial do CICA:

 

9h – Abertura com o presidente do CICA, prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) e presidente da Sociedade Rural, Mário Hélio.

 

9h30 – Palestra 01 – Os consórcios municipais na atual conjuntura brasileira. Palestrante: Joanni Aparecida Henrichs – Advogada, Mestre em planejamento e Governança Pública e Consultora da Confederação Nacional dos Municípios na área de consórcio público.

 

10h40 – Palestra 02 – Compostagem de resíduos agroindustriais e utilização em solos para melhora da fertilidade. Palestrante: Bruno Henrique Porto Paro – Engenheiro agrônomo, tecnólogo em saneamento ambiental da Organopar.

 

13h – Palestra 03 – Experiência de compostagem na Santa Casa de Paranavaí. Palestrantes: Renan Gonçalves da Silva – Engenheiro ambiental; e Eliane Sales Bonato – Gestora ambiental, Técnica em segurança do trabalho da Santa Casa.

 

14h – Palestra 04 – ICMS Ecológico. Palestrante: Rafael Cavali Miquelan – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Alto Paraná.

 

15h – Palestra 05 – Experiência de RPPN’S e Conselho do Meio Ambiente de Querência do Norte. Palestrante: Sidneis José dos Santos – Gestor Ambiental e Presidente do Conselho de Meio Ambiental de Querência do Norte.

 

15h50 – Palestra 06 – Separação de resíduos sólidos do Posto Paraná em Paranavaí. Palestrante: Cristiano Cavasin – Sócio proprietário do posto.

 

Fonte: Secretaria de comunicação social-Prefeitura de Paranavaí

 

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Itens necessarios estão marcados *

*